ÚLCERAS DIGITAIS

A Cannabis pode ser uma grande aliada dos pacientes com úlceras digitais, seus benefícios ajudam a combater a patologia e permite que os seus portadores levem uma vida mais tranquila. Hoje vamos utilizar um estudo recente para explicar a importância da planta no tratamento da doença.

As úlceras digitais são lesões de pele que afetam as extremidades dos dedos, geralmente causadas por problemas circulatórios. Elas podem ser um sintoma de várias doenças, incluindo:

  • Esclerodermia
  • Lúpus
  • Doença arterial periférica
  • Doença de Buerger

Na esclerodermia, uma doença autoimune que causa endurecimento da pele e dos órgãos internos, as úlceras digitais são um sintoma comum. O tratamento depende da causa subjacente da úlcera, em alguns casos, é necessário melhorar a circulação sanguínea nos dedos para ajudar a curar a úlcera.

Isso pode envolver o uso de medicamentos, como vasodilatadores, que ajudam a abrir os vasos sanguíneos. Em outros casos, pode ser necessário realizar uma cirurgia para melhorar o fluxo sanguíneo para a área afetada.

Por isso, hoje iremos analisar um novo estudo que explorou o efeito do canabidiol (canabinoide presente na Cannabis) no tratamento de úlceras digitais em pacientes com esclerodermia, intitulado “Topical Cannabidiol in the Treatment of Digital Ulcers in Patients with Scleroderma: Comparative Analysis and Literature Review”, de 2022.

No estudo, um grupo de pacientes com esclerodermia e úlceras digitais foi tratado com canabidiol (CBD) e, após o período de tratamento, houve uma redução significativa no tamanho e na dor das úlceras, além da melhora na qualidade de vida.

Atendemos o Brasil todo por telemedicina.

AGENDE SUA CONSULTA

Outros resultados também foram apontados pelos pacientes, como, por exemplo:

  • Redução das bolhas
  • Redução da necessidade de opioides
  • Redução da necessidade de analgésicos
  • Regressão das feridas
  • Cicatrização mais rápida das feridas

Além disso, também foi realizada uma revisão da literatura existente sobre o uso de canabinoides no tratamento de úlceras digitais em pacientes com esclerodermia. Foi concluído que há evidências preliminares promissoras que sugerem que os canabinoides podem ser eficazes no tratamento de úlceras digitais em pacientes com esclerodermia.

____

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo-benefício para adquirir o medicamento.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

REFERÊNCIAS:

Spinella A, de Pinto M, Baraldi C, Galluzzo C, Testoni S, Lumetti F, Parenti L, Guerzoni S, Salvarani C, Giuggioli D. Topical Cannabidiol in the Treatment of Digital Ulcers in Patients with Scleroderma: Comparative Analysis and Literature Review. Adv Skin Wound Care. 2023 Jan 1;36(1):18-23. doi: 10.1097/01.ASW.0000891856.08360.61. PMID: 36537770; PMCID: PMC9788924.

Dia Mundial da Psoríase

No dia 29/10 é celebrado o Dia Mundial da Psoríase, uma patologia dermatológica que carrega muito preconceito. Em comemoração a data, hoje vamos abordar um pouco sobre a doença e esclarecer o papel da cannabis em seu tratamento...

Leia mais