A segurança relativa do Álcool e da C4nnabis é um assunto frequente em discussões casuais entre as pessoas, e por este motivo, hoje abordaremos uma pesquisa científica quanto a segurança do álcool em comparativo à planta.
O álcool é uma substância psicoativa que tem um efeito depressor no sistema nervoso central. É amplamente utilizado em todo o mundo como uma droga recreativa e tem um papel significativo em muitas culturas. O álcool é consumido em uma variedade de formas, incluindo cerveja, vinho e destilados.
O consumo excessivo de álcool pode ter uma série de efeitos adversos na saúde, incluindo aumento do risco de doenças crônicas, como:
Além disso, o álcool também pode causar dependência física e psicológica, e o uso excessivo pode levar à intoxicação aguda, resultando em perda de consciência, coma e, em casos extremos, morte.
Em contrapartida, a Cannabis é uma planta que contém mais de 100 compostos químicos conhecidos como canabinoides. Os dois principais canabinoides presentes na planta são o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD).
A planta pode ser consumida de diversas formas, como ingerir alimentos com infusão de C4nnabis (conhecidos como comestíveis), vaporizar a planta, ingerir óleos e tinturas ou aplicar cremes e óleos tópicos. O seu uso medicinal está se tornando cada vez mais aceito em muitas partes do mundo.
Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.
Alguns dos potenciais efeitos terapêuticos da Cannabis incluem:
Segundo o estudo intitulado "Avaliação comparativa de risco de álcool, tabaco, maconha e outras drogas ilícitas usando a abordagem de margem de exposição", em comparação com outras substâncias, a Cannabis é uma das mais seguras, seu uso é incapaz de trazer danos ao nosso organismo. Enquanto que o álcool foi apontado como a substância mais perigosa em termos de risco de morte.
Verificou-se também que uma pequena quantidade de álcool já pode ser prejudicial, enquanto a Cannabis medicinal apresenta uma margem de segurança muito maior. Com certeza é fundamental ter muita cautela em relação ao THC, pois os efeitos adversos incluem ansiedade, pânico, taquicardia e queda de pressão. Então é fundamental conhecer o próprio organismo, entender sua limitações e buscar a cepa ideal para sua possibilidade de uso.
Além disso, foi observado que o álcool é a droga mais perigosa quando se considera a relação entre a dose de consumo e o limite de segurança, seguido pelo tabaco, cocaína e outras drogas, e não existe registro de overdose por Cannabis em toda história.
O estudo também comparou a segurança da Cannabis com outras drogas ilícitas, e mostrou que a planta é significativamente menos perigosa do que essas substâncias.
Portanto, por meio desse estudo científico, podemos perceber que a Cannabis é muito mais segura do que o álcool, e que, além disso, a planta tem propriedades terapêuticas enquanto o álcool não traz nenhum benefício, aliás pode trazer efeitos muito negativos para a saúde e para sociedade no geral, uma vez que pode proporcionar outros problemas como acidentes e violência.
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a cannabis. Ele irá te explicar sobre como funciona o tratamento e oferecer todo o suporte que você precisa.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
No dia 31/03 é celebrado o Dia Mundial da Saúde e Nutrição, em comemoração a essa data especial hoje vamos te explicar o importante papel que a cannabis desempenha em nossa saúde e nutrição.