Yoga e Cannabis

A yoga é uma das práticas de medicina integrativa mais conhecida no mundo. Ela promove diversos efeitos medicinais aos praticantes. Hoje vamos te explicar como a yoga é capaz de potencializar os benefícios da terapia canabinoide.

Yoga como medicina integrativa
A medicina integrativa oferece para o tratamento do paciente abordagens complementares às convencionais a fim de se ter o máximo de efeito terapêutico. Com isso, ela busca além de promover o tratamento adequado, promove também a mudança no estilo de vida. A yoga é uma prática de medicina integrativa que promove esses efeitos.

A palavra yoga refere-se à conexão entre o corpo, a mente e o espírito. Existem muitos tipos de yoga, podendo variar entre práticas mais relaxantes ou mais dinâmicas. Já é comprovado que a yoga melhora a sua saúde e promove mais qualidade de vida, utilizando diferentes técnicas de respiração, alongamentos e posturas para alcançar esses efeitos.

Ao realizarmos a yoga nos conectamos com nós mesmo, com isso:

  • Temos uma sensação de prazer
  • Reduzimos o estresse
  • Aliviamos a ansiedade
  • Melhoramos a concentração

O controle do estresse, feito pela yoga, é fundamental para uma vida saudável.

Yoga e Cannabis
Na cultura budista indiana as práticas de yoga combinada com o uso de cannabis são consideradas sagradas, as sessões de yoga utilizando a planta são realizadas há muitos anos na cultura oriental. Tornando evidente a íntima relação entre a atividade de meditação e os efeitos ansiolíticos proporcionados pela cannabis.

A planta influencia as práticas de yoga por meio do sistema endocanabinoide (S.E.C), este sistema é responsável por controlar a homeostase do organismo e está diretamente atrelado ao sistema nervoso. Dessa forma, a modulação do S.E.C feita durante as sessões de yoga ajuda a restabelecer a homeostase do organismo.

Quando associadas os efeitos terapêuticos de ambas as atividades se complementam muito, como por exemplo na:

  • Redução do stress
  • Controle da dor
  • Redução da ansiedade
  • Melhorar na concentração
  • Promoção de efeitos antidepressivos

Considerando a yoga como um exercício físico, podemos afirmar que com a realização dessa atividade conseguimos aumentar os nossos níveis de endocanabinoides (EC), compostos semelhantes aos fitocanabinoides mas sintetizados pelo nosso corpo, tal como a anandamida (AEA). Revelando que a yoga contribui para a modulação do S.E.C e, portanto, ajuda na homeostase do corpo.

Ganja Yoga
A interação da planta com a prática integrativa é tão relevante que desenvolveram nos Estado Unidos uma linha de yoga direcionada para o uso medicinal da planta, a ganja yoga. Ela consiste na mistura de cannabis com a prática integrativa, envolvendo dois elementos importantes para a cultura indiana.

O intuito dessa linha de yoga é que os praticantes consigam alcançar uma maior concentração e relaxamento por meio do uso da cannabis. A prática garante trazer mais benefícios aos pacientes, por conta da ação do sistema endocanabinoide em promover a homeostase e potencializada pelo uso da planta.

Quer tirar as suas dúvidas com um médico prescritor?

Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.

Agende sua consulta

Estudos científicos
Um estudo intitulado “How and why adults use cannabis during physical activity” de 2022, disponível no Journal of Cannabis and Research afirmou que o uso medicinal da cannabis durante a prática de exercícios promove muitos benefícios ao paciente, sendo que a yoga, no estudo, foi uma atividade física de destaque na promoção de efeitos terapêuticos.

Conforme muito bem discutido em um trabalho, de 2021, chamado “Quality of Life and a Surveillant Endocannabinoid System” do instituto de biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os níveis de endocanabinoides, moléculas idênticas aos fitocanabinoides, mas sintetizadas em nosso corpo, bem como a anandamida (AEA) e outras apresentaram um aumento expressivo após a meditação. A participação dos EC nos benefícios da meditação, aponta o papel dessa prática para alcançar a evolução esperada nas terapias voltadas para o sistema endocanabinoide.

Dessa forma, vemos que associar a prática de yoga ao seu tratamento com a cannabis medicinal é uma ótima alternativa para obter melhores efeitos terapêuticos. Essa união é a ideal para aqueles que buscam alcançar uma melhor qualidade de vida.

___
Agende uma consulta com nosso médico responsável e saiba mais sobre a importância da yoga associada ao tratamento canabinoide para o alívio dos seus sintomas.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

REFERÊNCIAS:

Ogle, W.L., Gold, G.J., Coppen, L.E. et al. How and why adults use cannabis during physical activity. J Cannabis Res 4, 24 (2022). https://doi.org/10.1186/s42238-022-00134-z

de Melo Reis, R. A., Isaac, A. R., Freitas, H. R., de Almeida, M. M., Schuck, P. F., Ferreira, G. C., ... & Trevenzoli, I. H. (2021). Quality of life and a surveillant endocannabinoid system. Frontiers in Neuroscience, 1409

Acupuntura e Cannabis

Descubra como a prática chinesa pode potencializar os benefícios do seu tratamento com a planta.