Hoje, dia 5 de Junho, se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, um dia para chamar a atenção para a importância da preservação dos recursos da terra. E hoje vamos falar de uma propriedade da Cannabis que talvez você desconheça.
A capacidade de restaurar solos com contaminação tóxica, e como prova disso vamos apresentar a renovação do solo de Chernobyl, que foi totalmente degradado após o desastre em 1986.
Isso mesmo, além de suas diversas propriedades medicinais, a planta ainda possui propriedades para a fitorremediação de metais pesados no solo como o cádmio, chumbo, níquel entre outros. Desde 1998, o cânhamo tem sido usado com sucesso para remover contaminantes do solo de terras agrícolas que foram fortemente contaminadas pelo desastre nuclear de Chernobyl.
O fato é que o cânhamo pode se adaptar a diversas condições, um estudo chamado “Potencial do Cânhamo Industrial para Fitorremediação de Metais Pesados” (tradução), mostra que a planta pode ser utilizada para limpar o solo de metais, pesticidas, solventes, sendo capaz de absorver essas substâncias a uma grande profundidade e armazená-las em suas folhas e caules, com boa tolerância. Posteriormente essas plantas podem ser descartadas ou utilizadas, por exemplo, para gerar energia a partir de biomassa.
Na Apúlia, Itália, a siderúrgica Ilva, a maior do continente, contaminou o solo local, as plantas, os animais e os moradores com suas emissões tóxicas durante décadas. Dentro de um raio de 20 km da usina, o pastoreio de gado é proibido. Lá, o cânhamo também está sendo amplamente utilizado para ajudar na descontaminação de alguns dos solos mais poluídos da Europa.
Desde 2012, quando a gravidade da crise de poluição foi reconhecida, os agricultores da Apúlia começaram a plantar milhões de plantas de Cannabis para ajudar a descontaminar o solo. Nesse intervalo de tempo, a área destinada ao cultivo de cânhamo cresceu significativamente e essa iniciativa tem se mostrado também um incentivo econômico para a região. Até mesmo uma nova fábrica de processamento de cânhamo foi inaugurada, com o objetivo de transformar as plantas em fibras utilizadas na produção de vestuário e na construção civil.
A Cannabis se mostra não apenas como uma planta medicinalmente valiosa, mas também como uma poderosa aliada na luta pela recuperação ambiental, oferecendo uma solução sustentável para problemas de poluição e promovendo a saúde do planeta e das pessoas.
-
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Referências:
Placido DF, Lee CC. Potential of Industrial Hemp for Phytoremediation of Heavy Metals. Plants (Basel). 2022 Feb 23;11(5):595. doi: 10.3390/plants11050595. PMID: 35270065; PMCID: PMC8912475.