Você sabia que o nosso corpo produz moléculas muito semelhantes aos canabinoides produzidos pela Cannabis?

Sim, e este é motivo da multifuncionalidade dos canabinoides no nosso organismo, e também da tamanha eficácia para tantas condições diferentes de saúde.

Mas esta é uma descoberta relativamente recente, em 1992, foi revelado o primeiro neurotransmissor endocanabinoide, chamado Anandamida (que significa "felicidade" em sânscrito), anos após a descoberta do primeiro receptor endocanabinoide no nosso organismo, o CB1.

Observou-se que essa molécula se conecta ao receptor CB1, desempenhando uma função semelhante ao THC, apesar de não possuir estrutura idêntica. Além disso, constatou-se que a Anandamida é produzida pelo organismo conforme a necessidade, desempenhando um papel crucial na regulação de diversas funções fisiológicas, como alterações de humor, apetite, glicose, percepção da dor e até mesmo fertilidade.

A sensação eufórica, conhecida como "barato", ao usar alguns tipos de Cannabis é atribuída à ativação do THC nos receptores CB1 do cérebro. No entanto, quando os endocanabinoides, produzidos pelo próprio corpo, ativam esses receptores, não resultam na mesma experiência característica do THC. Isso se deve, em parte, à produção naturalmente menor desses endocanabinoides em comparação com a quantidade típica de THC presente na Cannabis, e também à rápida decomposição por certas enzimas após cumprir suas funções celulares.

Quer tirar as suas dúvidas com um médico prescritor?

Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.

Agende sua consulta

O termo "endocanabinoide" refere-se a substâncias endógenas, produzidas internamente pelo organismo, que interagem com os receptores canabinoides no sistema nervoso e em outros tecidos do corpo, formando o Sistema Endocanabinoide (SEC). O SEC é uma complexa rede de receptores, moléculas endocanabinoides e enzimas que exercem um papel fundamental na regulação de diversas funções fisiológicas, desempenhando a manutenção do equilíbrio interno, também chamado de homeostase.

Resumidamente, nosso próprio corpo produz substâncias semelhantes as presentes na Cannabis, interagindo com o SEC para regular uma série de funções fisiológicas para a manutenção da vida. E por este motivo o tratamento adequado com os canabinoides da Cannabis, tem a capacidade de suprir as carências deste sistema, auxiliando na ativação e na manutenção ideal do SEC.

O SEC em vertebrados é anterior à existência da Cannabis, indicando que essas substâncias fazem parte da regulação do nosso corpo desde o surgimento do ser humano. Esses endocanabinoides desempenham um papel crucial ao regular a comunicação entre as células nervosas no cérebro, influenciando uma ampla gama de processos corporais.

O estudo do sistema endocanabinoide tem implicações significativas na compreensão de processos fisiológicos e no desenvolvimento de terapias para diversas condições médicas, assim como nos efeitos de substâncias como a Cannabis, que como vimos, contém compostos que interagem com os mesmos receptores.

-

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

Referências:

People produce endocannabinoids – similar to compounds found in marijuana – that are critical to many bodily functions

The endocannabinoid system: Essential and mysterious - Harvard Health

Cannabis não faz parte das substâncias proibidas no antidoping da NBA e da UFC

Cada vez mais o esporte vem quebrando paradigmas em relação a Cannabis, primeiro a NBA, ano passado, agora a UFC, e isso quer dizer o que?

Leia mais