Nosso organismo produz Anandamida, a molécula da felicidade, e a Cannabis produz uma molécula de estrutura semelhante, o nosso conhecido THC. Saiba mais sobre esta molécula.
A Anandamida é um neurotransmissor de ácido graxo, foi o primeiro endocanabinoide a ser descoberto no nosso Sistema Endocanabinoide (SEC). Ele desempenha um papel crucial no SEC ao se ligar aos receptores canabinoides. Estes receptores, nos quais o THC, o composto da Cannabis também atua, e estão presentes em uma ampla variedade de tecidos em diversos animais.
Surpreendentemente, a Anandamida foi identificada não apenas em organismos animais, mas também em plantas, sendo encontrada em pequenas quantidades no chocolate. O termo "anandamida" é derivado da palavra sânscrita "ananda", que significa "alegria, felicidade, deleite", combinada com "amida".
A origem da palavra tem tudo a ver com a sua função no nosso organismo, tal como acontece com o THC, a Anandamida provoca uma sensação de felicidade. Até agora, o modo como a Anandamida funciona não foi compreendido tanto nos animais como no corpo humano.
No entanto, após a descoberta do sistema endocanabinoide , observou-se que este endocanabinoide pode influenciar e interagir com os receptores do nosso corpo, tal como alguns canabinoides da planta da Cannabis .
Um estudo chamado “O papel do sistema endocanabinoide no vício“ (tradução),de 2017 publicado na Nature, revela que estudos sugerem que o aumento dos níveis de Anandamida pode aliviar os sintomas de abstinência de opiáceos, morfina e nicotina.
Grande parte dos estudos recentes sobre esse endocanabinoide segue a linha de tratamento de vícios, isso por que a Anandamida faz parte de um sistema de recompensas, sendo possível explorar o estímulo por meio de canabinoides para aliviar os sintomas da abstinência.
Um outro artigo chamado “O endocanabinoide conservado Anandamida modula a sensibilidade olfativa para induzir alimentação hedônica em C. elegans” (tradução), revela o impacto da Anandamida e do receptor CB1 no apetite e na gratificação com a comida em diversos animais, isso explica o sentimento popularmente chamado de “larica”, causado pelo THC. Isso pode ser explorado no tratamento de diversos sintomas de patologias e transtornos alimentares.
Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.
Estes estudos são exemplos de parte do mecanismo de ação da Anandamida e dos canabinoides como o THC no nosso organismo, mas é uma pequena amostra do enorme potencial de equilíbrio proporcionado por estas moléculas.
-
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Referências:
TRIGO, Jose M.; LE FOLL, Bernard. Chapter 6 - The Role of the Endocannabinoid System in Addiction. In: MURILLO-RODRÍGUEZ, Eric (Ed.). The Endocannabinoid System. Academic Press, 2017. p. 187-236. ISBN 978-0-12-809666-6. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-809666-6.00006-X. Disponível em:[ https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B978012809666600006X](https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B978012809666600006X "") ""). Acesso em: [data de acesso].
LEVICHEV, Anastasia et al. The conserved endocannabinoid anandamide modulates olfactory sensitivity to induce hedonic feeding in C. elegans. Current Biology, v. 33, n. 9, p. 1625-1639.e4, 2023. ISSN 0960-9822. DOI:[
The conserved endocannabinoid anandamide modulates olfactory sensitivity to induce hedonic feeding in C. elegans
](
The conserved endocannabinoid anandamide modulates olfactory sensitivity to induce hedonic feeding in C. elegans
""). Disponível em:[ https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0960982223003019](https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0960982223003019 "") ""). Acesso em: [data de acesso].
A cannabis é uma grande aliada dos pacientes com Transtorno de Espectro Autista, seus benefícios ajudam a controlar os sintomas da patologia e permite que os seus portadores levem uma vida mais tranquila.