Viva professor Dr. Carlini!

Hoje é o aniversário do ilustre professor Dr. Elisaldo Carlini, o renomado médico e pesquisador brasileiro, especialmente reconhecido por suas contribuições na área de farmacologia. Nascido em 9 de Junho de 1930 e falecido em 2020, Carlini teve uma carreira notável e foi um dos pioneiros no estudo das propriedades medicinais da Cannabis no Brasil.

Ele foi professor titular da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde também dirigiu o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID). Carlini desempenhou um papel importante em diversas organizações científicas e consultivas, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Seu trabalho foi fundamental para a mudança de percepção e políticas relacionadas ao uso medicinal da Cannabis no Brasil e em outros países.

Conhecido como o pai da Cannabis medicinal no Brasil, em 2018, Elisaldo foi intimado criminalmente quando tinha 88 anos, “Ninguém sabia sobre mim. Eles não tinham a mínima ideia porque ninguém lê artigo científico no Brasil. A coisa começou a ficar mais clara ao perceberem que eu sou um professor emérito condecorado pelo presidente. Ficou meio ridículo.” Contou o professor ao UOL em 2018.

Atendemos o Brasil todo por telemedicina.

AGENDE SUA CONSULTA

Em entrevista para a revista “Pesquisa fapesp” em 2010, Elisaldo Carlini afirmou:
“Quando estudamos a história da maconha, é fácil ver que na proibição de seu uso médico não há nada científico, e sim ideológico. Até o início do século XX a maconha era considerada um excelente medicamento. Ela era importada da França na forma de cigarros que se chamavam Grimaldi. Depois, dos anos 1930 em diante, a maconha virou uma droga maldita”

Carlini teve um papel importantíssimo para a pavimentação da área de pesquisa referente à medicina canabinoide, foi uma ponte entre o uso tradicional da planta de tempos passados para o estudo de suas propriedades pela ciência moderna. Reconhecido internacionalmente, destacou-se como um dos pioneiros nos estudos farmacológicos sobre o potencial terapêutico da Cannabis e de outras substâncias psicotrópicas. Elisaldo morreu em 16 de setembro de 2020, em São Paulo, aos 90 anos, em decorrência de um câncer.

‌Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.



Referências:

Professor que estuda maconha há 50 anos é intimado por "apologia ao crime"

https://revistapesquisa.fapesp.br/elisaldo-carlini-o-uso-medicinal-da-maconha/

“A necessidade está quebrando o preconceito, na verdade. E tem comprovação científica, que virou um assunto mundial hoje. É totalmente medicinal e está dando resultados em vários setores da medicina.”

- Ice Blue

Leia mais