Terpenos. Oque são?

Uma grande variedade de plantas produzem naturalmente terpenos, também chamados de terpenoides. Na cannabis, os terpenos são como a marca registrada de cada variedade da planta, apresentando diferentes sabores e aromas, podendo ser de gosto doce ou mentolado, com aroma natural ou mais parecido com o aroma cítrico. Os terpenos definem de certo modo a personalidade sensorial da planta cannabis.



No uso medicinal da cannabis, os terpenos agem em conjunto com os canabinoides – CBD/THC, entre outros. Esta interação é chamada de efeito comitiva, que é a união entre eles, resultando em uma potencialização dos efeitos terapêuticos. Estudos com a planta atribuem grande potencial terapêutico dos terpenos com propriedades, anticancerígenas, anti-inflamatórias, bactericidas, fungicidas e muitas outras.

São considerados a maior classe química de ativos vegetais, tendo sido identificados mais de 30 mil tipos de terpenos/terpenoides. A cannabis produz mais de 200 terpenos. Segue alguns dos mais importantes terpenos encontrados na cannabis:

Alfa e Beta-pineno :
Aroma amadeirado característico dos pinheiros, encontrado no eucalipto, alecrim, manjericão e sálvia. Nas espécies de cannabis possuem um aroma pungente e amadeirado. O alfa-pineno é considerado um broncodilatador eficaz, auxiliando na expansão das vias aéreas e tratando doenças respiratórias como a asma e bronquite, também existem evidências de que este terpeno seja capaz de melhorar a memória e a capacidade cognitiva.

Limoneno:
Encontrado no limão, laranja e outras frutas cítricas, é o terpeno mais comum, presente em inúmeros tipos da cannabis. Possui aroma cítrico, apimentado, terroso, de cravo. Atua conjuntamente com o THC (delta-9-tetrahidrocanabinol), potencializando seus efeitos psicoativos. Possui propriedades medicinais: analgésica, anti-inflamatória, antibacteriana, antifúngica, antidepressiva, sedativa, anti-psicótica, relaxante muscular, digestiva, estimulante sexual, melhora do humor, contribuição na modulação do sistema imunológico, indutor do sono, entre outras.

Linalol:
Encontrado na pimenta, louro, lavanda, orégano, uva, limão, gengibre, hortelã, canela, alecrim entre outros. Tem aroma cítrico, doce, floral e de lavanda. Possui diversos efeitos medicinais: antipsicótico, antidepressivo, anti-inflamatório, anticonvulsivante, sedativo, ansiolítico, analgesia de queimaduras.

Humoleno/Beta-cariofileno:
Presente no cravo-da-índia,pimenta do reino, no alecrim e lúpulo, com aroma picante e ardente. O cariofileno é o único terpeno conhecido que também age como um canabinoide. Ajuda a modular os processos inflamatórios, é anti-câncer, ansiolítico, antidepressivo, e neuro-protetor.

Borneol:
Possui aroma de menta e cânfora. Com propriedades: analgésica, calmante, anti-séptica, indutor do sono e broncodilatadora

Tipos de Produtos

A cannabis medicinal pode ser encontrada em várias formas e produtos:

Saiba mais