A planta da Cannabis é muito rica em terpenos e THC, porém o que muitos não sabem é a importante relação que esses dois compostos possuem. Hoje vamos trazer um estudo recente, que demonstra que os terpenos podem aumentar a capacidade do THC de interagir com o receptor endógeno CB1.
Os terpenos são compostos orgânicos encontrados em várias plantas, incluindo a Cannabis (maconha). Eles são responsáveis pelos aromas característicos das diferentes variedades de Cannabis e desempenham um papel importante na experiência sensorial e nos potenciais efeitos terapêuticos da planta.
A Cannabis é conhecida por conter uma ampla variedade de terpenos, cada um com seu aroma e características únicas. Alguns dos terpenos mais comuns encontrados na planta incluem:
Já o THC, ou tetrahidrocanabinol, é um dos principais compostos químicos encontrados na planta de Cannabis. É conhecido por ser o principal responsável pelos efeitos psicoativos associados ao consumo de Cannabis.
O THC atua nos receptores canabinoides CB1 encontrados no sistema endocanabinoide do corpo humano. Esses receptores estão presentes em várias regiões do cérebro, como o córtex cerebral, o sistema límbico e o hipocampo, que estão envolvidos no controle de funções como memória, humor, coordenação motora e percepção sensorial.
Quando o THC se liga aos receptores CB1, ocorre uma série de reações químicas que levam à ativação do sistema endocanabinoide. Isso resulta nos efeitos característicos do THC, que podem incluir euforia, relaxamento, alterações sensoriais e percepção do tempo distorcida. Além disso, o THC também pode ter efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e estimulantes do apetite.
Sendo assim, hoje iremos analisar o estudo de 2023 intitulado “Selected cannabis terpenes synergize with THC to produce increased CB1 receptor activation”, da revista Biochemical Pharmacology.
De acordo com a pesquisa, os terpenos presentes na Cannabis podem aumentar a capacidade do THC de interagir com o receptor endógeno CB1, potencializando seus efeitos.
Os resultados revelaram que certos terpenos, como borneol, geraniol, limoneno, linalol, ocimeno, sabineno e terpineol, mostraram-se capazes de aumentar a atividade do THC no receptor CB1, mesmo em concentrações baixas.
Além disso, foi indicado que os terpenos ativam o receptor CB1 em uma faixa de 10% a 50% da ativação causada pelo THC isoladamente. Em alguns casos, a combinação de determinados terpenos com o THC resultou em um aumento significativo da atividade do receptor, chegando a ser bem superior.
Portanto, podemos concluir que a utilização de terpenos selecionados pode possibilitar a redução da dose de THC em certos tratamentos, potencialmente minimizando os efeitos adversos associados ao THC.
___
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a cannabis. Ele irá te explicar sobre como funciona o tratamento e oferecer todo o suporte que você precisa.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Raz, N., Eyal, AM, Zeitouni, DB, Hen-Shoval, D., Davidson, EM, Danieli, A., ... & Ben-Chaim, Y. (2023). Os terpenos de cannabis selecionados sinergizam com o THC para produzir maior ativação do receptor CB1. Biochemical Pharmacology , 212 , 115548.
No dia 8 de março é celebrado o dia da Mulher, data super especial para reconhecermos a sua importância e grandeza. E em comemoração a esse momento tão especial...