Síndrome de Dravet

Entenda o que os estudos falam sobre uma das síndromes autorizadas pelo SUS São Paulo para o tratamento com CBD.

Hoje vamos abordar uma das síndromes liberadas pelo SUS de São Paulo para tratamento canabinoide, a Síndrome de Dravet. Veja o que estudos apontam.


A Síndrome de Dravet, também conhecida como Epilepsia Mioclônica Severa da Infância, é uma forma rara e grave de epilepsia de início na infância. Ela é caracterizada por convulsões frequentes e difíceis de controlar, geralmente começando nos primeiros anos de vida, muitas vezes antes do primeiro aniversário.

As convulsões na Síndrome de Dravet podem ser de vários tipos, incluindo convulsões febris prolongadas, convulsões tônico-clônicas generalizadas e convulsões mioclônicas. Além disso, as crianças afetadas podem apresentar atrasos no desenvolvimento, problemas de equilíbrio e coordenação, dificuldades de comunicação e comportamento hiperativo.

Alguns estudos e relatos famosos sugerem que o canabidiol (CBD), tem efeitos positivos no controle das convulsões em pacientes com Síndrome de Dravet e outras formas de epilepsia refratária.

Quer tirar as suas dúvidas com um médico prescritor?

Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.

Agende sua consulta

Um estudo de 2018 chamado “Um estudo prospectivo aberto de um óleo de Cannabis CBD/THC na síndrome de Dravet” (tradução), demonstrou que, como já era esperado os componentes Δ9 Tetrahidrocanabidiol (THC) e canabidiol (CBD) da Cannabis têm efeitos anticonvulsivantes, além disso demonstraram um potencial grande de melhora na qualidade de vida desses pacientes.

Outro estudo, este de 2017, chamado “Ensaio de canabidiol para convulsões resistentes a medicamentos na síndrome de Dravet” (tradução), realizou um estudo duplo-cego controlado por placebo, foi distribuído aleatoriamente 120 crianças e adultos jovens com síndrome de Dravet e convulsões resistentes a medicamentos para receber solução oral de canabidiol, além do tratamento antiepiléptico padrão e ao final, a frequência das crises convulsivas foi comparada.

Como resultado tiveram que entre os pacientes com síndrome de Dravet, o canabidiol resultou numa maior redução na frequência de crises convulsivas do que o placebo.

-

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.




Referências:

McCoy, B., Wang, L., Zak, M., Al-Mehmadi, S., Kabir, N., Alhadid, K., Mcdonald, K., Zhang, G., Sharma, R., Whitney, R., Sinopoli, K., & Snead, O. (2018). A prospective open‐label trial of a CBD/THC Cannabis oil in dravet syndrome. Annals of Clinical and Translational Neurology, 5, 1077 - 1088. https://doi.org/10.1002/acn3.621 .

Devinsky, Orrin, et al. “Trial of Cannabidiol for Drug-Resistant Seizures in the Dravet Syndrome.” The New England Journal of Medicine, vol. 376, no. 21, 2017, pp. 2011–2020,
NCBI - WWW Error Blocked Diagnostic
, Trial of Cannabidiol for Drug-Resistant Seizures in the Dravet Syndrome | NEJM .

Cannabis e Artrite Reumatóide

Hoje é o Dia Mundial da Artrite Reumatóide e vamos compartilhar com você estudos que confirmam o potencial do tratamento canabinoide para patologia. ...

Leia mais