SETEMBRO AMARELO

O movimento Setembro Amarelo nasceu em 2014, organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM. Sendo o dia 10 deste mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações são desenvolvidas em todo país.

No Brasil, os registros de suicídios se aproximam de 14 mil casos por ano. Segundo a OMS, estes índices não param de crescer nos países das Américas, evidenciando a importância dessa mobilização. 

De acordo com o movimento Setembro Amarelo® 100% de todos os casos de suicídio estão relacionados às doenças mentais, as quais cabe destacar os transtornos de depressão e ansiedade, quando essas não são diagnosticadas ou são tratadas incorretamente.

Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento adequado.

Correlacionando essas patologias com a cannabis devemos destacar que o mau funcionamento do sistema endocanabinoide pode promover o desenvolvimento e a manutenção de transtornos psiquiátricos como a depressão, as fobias e o transtorno de pânico.

Conforme o estudo da Universidade de Mississippi apontou, o papel antidepressivo observado não se restringiu aos canabinoides principais, delta-9-tetrahidrocanabidiol (THC) e o canabidiol (CBD), revelando que o canabicromeno (CBC) também apresenta efeito antidepressivo significativo.

Esses resultados confirmam a presença de inúmeros compostos secundários da cannabis que possuem efeitos terapêuticos e também são capazes de modular o sistema endocanabinoide.

A mesma pesquisa também comprovou a capacidade de atuação dos fitocanabinóides nos transtornos de humor.

Quer tirar as suas dúvidas com um médico prescritor?

Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.

Agende sua consulta

Segundo um outro trabalho publicado na Mary Ann Liebert, medicamentos com predominância de cannabigerol (CBG) são eficazes no tratamento para a ansiedade, depressão e insônia. A maioria dos entrevistados relatou uma maior eficácia da cannabis predominantemente em CBG em relação à terapia convencional.

Portanto, é de suma importância a atenção que devemos ter em relação a esses transtornos para que os mesmos não se desenvolvam a um ponto crítico, sendo que a cannabis possui um papel fundamental nesse processo. Caso tenha interesse acesse a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir do movimento para ser mais consciente sobre o assunto. 

Sendo assim, se você possui interesse na terapia canabinoide, é preciso consultar um médico especializado. Ele será responsável por indicar qual o produto ideal e a sua dosagem, de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.

REFERÊNCIAS:

RUSSO, Ethan B., et al. Survey of Patients Employing Cannabigerol-Predominant Cannabis Preparations: Perceived Medical Effects, Adverse Events, and Withdrawal Symptoms. Cannabis and Cannabinoid Research, 2021.

EL-ALFY, Abir T., et al. Antidepressant-like effect of Δ9-tetrahydrocannabinol and other cannabinoids isolated from Cannabis sativa L. Pharmacology Biochemistry and Behavior, 2010, 95.4: 434-442.

SAITO, Viviane M.; WOTJAK, Carsten T.; MOREIRA, Fabrício A. Pharmacological exploitation of the endocannabinoid system: new perspectives for the treatment of depression and anxiety disorders?. Brazilian Journal of Psychiatry, 2010, 32: 57-514.

A campanha Setembro Amarelo® salva vidas!. Site do movimento Setembro Amarelo, 2022. Disponível em: https://www.setembroamarelo.com. Acesso em: 29 de agosto de 2022.

Conheça outros fitocanabinoides 

A Cannabis Sativa possui mais de 500 compostos. Dentre estes, 170 são classificados como fitocanabinoides e são encontrados nas flores, folhas e caule da planta...