Os receptores CB2 são parte do Sistema Endocanabinoide, um sistema de sinalização celular presente em mamíferos que desempenha um papel crucial na regulação de várias funções biológicas. Os receptores CB2 são predominantemente encontrados nas células do sistema imunológico, sistema nervoso, bem como em outros tecidos periféricos. Eles são conhecidos por estarem envolvidos na modulação de diversas funções do corpo humano.
O Sistema Endocanabinoide é frequentemente citado como o último sistema biológico humano significativo a ser descoberto. Os canabinoides presentes na Cannabis podem interagir com os receptores do Sistema Endocanabinoide, entre eles o receptor CB2, um dos principais alvos terapêuticos quando falamos em tratamento com a planta. O equilíbrio dos sistemas, e em específico aqui, do Sistema Endocanabinoide, é muito importante para a manutenção do bem estar.
Estudos específicos sobre a modulação do receptor CB2 revelam que os canabinoides podem ter efeitos significativos no tratamento de distúrbios do sistema nervoso central, incluindo dor, distúrbios neurodegenerativos e transtornos mentais, agindo por meio desse sistema.
Um estudo chamado “Novos insights e potencial direcionamento terapêutico dos receptores canabinoides CB2 em distúrbios do SNC” (tradução), realizou uma revisão de estudos sobre o tema.
O estudo desmistifica a informação de que estes receptores estariam apenas nas partes periféricas do corpo, fora do sistema nervoso central, e destaca benefícios promissores para diversas condições do sistema nervoso como o Alzheimer, Doença de Parkinson, Doença de Huntington, Esclerose Múltipla, Epilepsia e até mesmo na recuperação do Traumatismo Cranioencefálico.
Outro estudo chamado “Papel imunomodulador dos receptores CB2 em transtornos emocionais e cognitivos” (tradução), mostrou que os receptores CB2 desempenham um papel crucial na regulação da inflamação no cérebro, no humor e nas funções cognitivas, impactando transtornos psiquiátricos e neurodegenerativos. Dessa forma, também são um provável alvo terapêutico para condições como a depressão, transtornos de ansiedade, neuroinflamação e distúrbios cognitivos, além das já citadas anteriormente.
Estudos como estes indicam um universo a parte no nosso organismo que são modulados por moléculas muito semelhantes aos canabinoides, e nos reforça a importância da suplementação da Cannabis na regulação do SNC.
--
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação
Referências:
Kibret, B., Ishiguro, H., Horiuchi, Y., & Onaivi, E. (2022). New Insights and Potential Therapeutic Targeting of CB2 Cannabinoid Receptors in CNS Disorders. International Journal of Molecular Sciences, 23. https://doi.org/10.3390/ijms23020975.
Morcuende, Á., García-Gutiérrez, M., Tambaro, S., Nieto, E., Manzanares, J., & Femenía, T. (2022). Immunomodulatory Role of CB2 Receptors in Emotional and Cognitive Disorders. Frontiers in Psychiatry, 13. https://doi.org/10.3389/fpsyt.2022.866052.
Alguns canabinoides possuem efeitos vasodilatores, são anti-inflamatórios e antioxidantes e podem auxiliar na hipertensão.