PSICOSE

Muitas pessoas taxam a Cannabis medicinal como gatilho para surtos psicóticos, entretanto saiba que isso não é verdade. Hoje vamos utilizar estudos científicos para explicar como a planta é eficiente no tratamento da patologia.

A psicose é um termo utilizado para descrever um grupo de distúrbios mentais graves que afetam a percepção, os pensamentos, as emoções e o comportamento de uma pessoa.

Os sintomas mais comuns da psicose incluem:

  • Delírios
  • Alucinações
  • Desorganização do pensamento
  • Alterações emocionais
  • Comportamento desorganizado

Sendo assim, para questionar a alegação de que o uso da Cannabis está relacionado com a Psicose, iremos analisar o estudo científico de 2023 intitulado “Influence of cannabis use on incidence of psychosis in people at clinical high risk”.

A pesquisa foi realizada em 2 anos e utilizou uma amostra de 344 indivíduos em alto risco clínico para o desenvolvimento de Psicose e examinou se o uso de Cannabis estava associado ao aumento da incidência de Psicose neste grupo. Os pesquisadores realizaram uma análise estatística dos dados coletados, levando em consideração vários fatores potenciais que poderiam influenciar os resultados.

Os pesquisadores analisaram cuidadosamente os dados e chegaram a uma conclusão surpreendente: não havia uma associação significativa entre o uso de Maconha e a transição para a Psicose, a persistência dos sintomas ou os resultados funcionais.

Atendemos o Brasil todo por telemedicina.

AGENDE SUA CONSULTA

Inicialmente, a hipótese dos pesquisadores era que o uso de Maconha em indivíduos clinicamente de alto risco estaria relacionado a uma taxa maior de transição para a psicose. No entanto, os resultados contradizem essa expectativa.

Esses resultados estão de acordo com o estudo “Substance use in individuals at clinical high risk of psychosis”, que acompanhou 362 indivíduos com RSC por 2 anos e não encontrou associação entre frequência de uso ou idade do primeiro uso de Cannabis e transição para psicose.

Portanto, os cientistas destacaram que os dados coletados não apoiam as evidências epidemiológicas que relacionam o uso de Maconha a um risco aumentado de desenvolver Psicose.

Essa descoberta desafia a crença comum de que o consumo de Cannabis está intrinsecamente ligado ao surgimento da Psicose.

___
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a cannabis. Ele irá te explicar sobre como funciona o tratamento e oferecer todo o suporte que você precisa.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

REFERÊNCIAS:

Chester LA, Valmaggia LR, Kempton MJ, Chesney E, Oliver D, Hedges EP, Klatsa E, Stahl D, van der Gaag M, de Haan L, Nelson B, McGorry P, Amminger GP, Riecher-Rössler A, Studerus E, Bressan R, Barrantes-Vidal N, Krebs MO, Glenthøj B, Nordentoft M, Ruhrmann S, Sachs G, McGuire P; EU-GEI High Risk Study Group. Influence of cannabis use on incidence of psychosis in people at clinical high risk. Psychiatry Clin Neurosci. 2023 Apr 18. doi: 10.1111/pcn.13555. Epub ahead of print. PMID: 37070555.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37070555/

Buchy L, Cadenhead KS, Cannon TD, Cornblatt BA, McGlashan TH, Perkins DO, Seidman LJ, Tsuang MT, Walker EF, Woods SW, Heinssen R, Bearden CE, Mathalon D, Addington J. Substance use in individuals at clinical high risk of psychosis. Psychol Med. 2015 Aug;45(11):2275-84. doi: 10.1017/S0033291715000227. Epub 2015 Mar 2. PMID: 25727300; PMCID: PMC8182984.

Cannabis e Dor Crônica

Uma das grandes propriedades da Cannabis medicinal é o seu poder analgésico, muitos pacientes utilizam a planta para o tratamento de alguma dor. Recentemente foi divulgado um estudo trazendo evidências de...

Leia mais