Por que o tratamento canabinoide é útil em tantas condições?

A resposta é simples: a perfeita interação entre os compostos da Cannabis com o Sistema Endocanabinoide (SEC), presente no nosso organismo. Vamos entender.

Os canabinoides são compostos químicos encontrados na planta Cannabis Sativa e interagem com o SEC do corpo humano, este por sua vez, desempenha um papel crucial na manutenção da homeostase (equilíbrio interno). Essa interação com o Sistema Endocanabinoide (SEC) é a chave para os diversos efeitos terapêuticos dos canabinoide.
‌‌
O fato é que o SEC regula uma série de funções biológicas no corpo humano, um estudo chamado” O papel emergente do Sistema Endocanabinoide na regulação endócrina e no equilíbrio energético” (tradução), explica que o SEC desempenha um papel crucial na regulação das funções endócrinas, resposta ao estresse, reprodução, apetite, ingestão alimentar e equilíbrio energético, o estudo ainda destaca aplicações potenciais no tratamento de diversas doenças por meio da regulação desse sistema.

Embora a Cannabis seja a mais conhecida por seus efeitos sobre esse sistema, existem outras substâncias e plantas que também interagem com o sistema endocanabinoide, no entanto, é pela diversidade de canabinoides que maconha se destaca, contendo mais de 100 canabinoides, que possuem até mesmo efeitos contrários entre eles.

Quer tirar as suas dúvidas com um médico prescritor?

Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.

Agende sua consulta

Há uma quantidade crescente de pesquisas que demonstram os benefícios terapêuticos da Cannabis em uma variedade de condições médicas, incluindo dor crônica, epilepsia, esclerose múltipla, ansiedade, náuseas e vômitos induzidos pela quimioterapia, ansiedade, depressão, transtorno pós traumático, fibromialgia e etc…

A Cannabis consegue regular algumas condições, como por exemplo a ansiedade, por meio do equilíbrio neuronal, muito diferente dos medicamentos convencionais, por exemplo os benzodiazepínicos, dessa forma o tratamento canabinoide se torna mais eficaz que o alopático, além de muito seguro, pois não lesa nenhum órgão e seus efeitos colaterais são praticamente inexistentes. Além das diversas propriedades como anti-inflamatória, antioxidante, antidepressiva, analgésica, entre outas, que a Cannabis é considerado o medicamento mais versátil na medicina.

É o caso desse estudo, chamado “Canabidiol para transtornos de ansiedade resistentes ao tratamento em jovens: um ensaio aberto.” (tradução), que investigou a segurança e eficácia do canabidiol (CBD), um componente não intoxicante da Cannabis sativa, para transtornos de ansiedade em jovens que anteriormente não responderam ao tratamento padrão.

Neste estudo, 31 jovens com idades entre 12 e 25 anos com transtorno de ansiedade do DSM-5 e sem melhora clínica apesar do tratamento com terapia cognitivo-comportamental e/ou medicação antidepressiva fizeram uso do tratamento canabinoide por doze semanas. A pesquisa relata uma melhora significativa na ansiedade dos participantes e afirma que o CBD perfil de segurança adequado em jovens com perturbações de ansiedade resistentes ao tratamento.

Então, de forma muito resumida, é possível entender que a grande versatilidade dos canabinoides se dão pela interação perfeita entre eles e o maior sistema do nosso corpo, o Sistema Endocanabinoide.

-

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.




Referencias:

Pagotto, U., Marsicano, G., Cota, D., Lutz, B., & Pasquali, R. (2006). The emerging role of the endocannabinoid system in endocrine regulation and energy balance.. Endocrine reviews, 27 1, 73-100 . The Emerging Role of the Endocannabinoid System in Endocrine Regulation and Energy Balance .


Berger, M., Li, E., Rice, S., Davey, C., Ratheesh, A., Adams, S., Jackson, H., Hetrick, S., Parker, A., Spelman, T., Kevin, R., McGregor, I., McGorry, P., & Amminger, G. (2022). Cannabidiol for Treatment-Resistant Anxiety Disorders in Young People: An Open-Label Trial.. The Journal of clinical psychiatry, 83 5. Cannabidiol for Treatment-Resistant Anxiety Disorders in Young People: An Open-Label Trial .

Cannabis e Artrite Reumatóide

Hoje é o Dia Mundial da Artrite Reumatóide e vamos compartilhar com você estudos que confirmam o potencial do tratamento canabinoide para patologia. ...

Leia mais