Pesquisa científica da Cannabis ultrapassa40.000 publicações no PubMed e os números so crescem

As pesquisas científicas sobre a Cannabis estão alcançando novos patamares, Mais de 4.300 estudos sobre Cannabis foram publicados em todo o mundo somente em 2022, e desde 2010, os cientistas publicaram mais de 30.000 artigos, de acordo com dados levantados pela organização de defesa da planta nos Estados Unidos, a NORML.

Desde 2010, os cientistas publicaram mais de 30.000 artigos revisados sobre a Cannabis, somente na PubMed, uma das maiores plataformas de estudos do mundo, cita hoje mais de 40.000 artigos científicos sobre Cannabis.

De acordo com o estudo publicado em 2018, “Tendências nas publicações sobre Cannabis medicinal desde o ano 2000” (tradução), indica que o aumento no número de publicações científicas sobre a Cannabis medicinal desde 2013 é encorajador, os autores esperam um aumento ainda maior no número de publicações nesta área nos próximos anos.

“Apesar de algumas afirmações de que a mac0nha ainda não foi sujeita a um escrutínio científico adequado, o interesse dos cientistas em estudar a Cannabis aumentou exponencialmente nos últimos anos, tal como a nossa compreensão da planta, dos seus constituintes ativos, dos seus mecanismos de ação e dos seus efeitos, tanto para o usuário quanto para a sociedade”, disse o vice-diretor da NORML

A maioria desses artigos têm enfoque nas propriedades medicinais da planta, no final do ano passado, o presidente Biden assinou a Lei de Expansão da Pesquisa sobre Maconha Medicinal e Canabidiol como lei dos EUA, tornando mais fácil para os cientistas estudarem os efeitos terapêuticos e o potencial da Cannabis.

Isso traz enfoque para a necessidade de modernizar as leis no mundo todo, é necessário que a política leve a sério as descobertas feitas pela ciência, em grande parte do mundo a planta só é criminalizada por pura pressão ideológica. Além disso, o investimento em desenvolver cada vez mais, pesquisas mais elaboradas, se torna cada vez mais necessário para delimitar os benefícios e limites da Cannabis.

Além disso é importante frisar o histórico que a Cannabis tem de pesquisas encomendadas, utilizadas para denegri-la e colocá-la no mesmo patamar de drogas como a cocaína, crack, opioides e etc…

Quer tirar as suas dúvidas com um médico prescritor?

Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.

Agende sua consulta

Desde o nascimento da discussão sobre a maconha uma onda de conservadorismo durante os anos 80 permitiu ao presidente Ronald Reagan acelerar a guerra às drogas durante sua presidência, provocando campanhas antidrogas, como a campanha "Just Say No" (Apenas diga não) da primeira-dama Nancy Reagan.

A Cannabis era um dos principais alvos dessa polêmica, um estudo encomendado na época que utilizou de macacos como cobaia, os expôs a uma quantidade imensa de fumaça da planta, como resultado os macacos morreram pela exposição constante ao monóxido de carbono. No entanto, a pesquisa afirmou que o falecimento dos animais foi devido a morte de neurônios, assim se criou uma das maiores mentiras sobre a maconha.

É importante o senso crítico da população, e a compreensão da existência do Sistema Endocanabinoide e do mecanismo de ação dos canabinoides presentes na Cannabis neste sistema. Pouquíssimas pessoas tem o conhecimento que o maior sistema do corpo humano é ele, pois somente em 2013, após 25 anos de estudos, os cientistas apresentaram ao público oficialmente, a existência deste sistema e a sua importância para o equilíbrio do organismo como um todo.

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

REFERÊNCIAS:

Record Number of Scientific Papers Published About Cannabis in 2022

O tema sobre a maconha é um discurso político-ideológico? - Migalhas

Treister-Goltzman Y, Freud T, Press Y, Peleg R. Trends in Publications on Medical Cannabis from the Year 2000. Popul Health Manag. 2019 Aug;22(4):362-368. doi: 10.1089/pop.2018.0113. Epub 2018 Oct 6. PMID: 30300079.

Dia do Combate ao Câncer Infantil

Dia 23/11/2022, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, campanha muito importante para alertar a população sobre a patologia. Em homenagem a data vamos esclarecer algumas questões da doença e explicar como a cannabis pode ajudar no tratamento.

Leia mais