Mentiras sobre a Cannabis, a série que elucida os maiores mitos relacionados a planta, através de conhecimentos sérios, baseados em estudos e artigos científicos.
“A maconha é porta de entrada para outras drogas?”
Não, a maconha não é porta de entrada para outras drogas. A relação entre o uso da planta não implica nesta causalidade. Ou seja, o fato de algumas pessoas que usaram a planta, também terem usado outras drogas não significa necessariamente que ela tenha sido a causa direta desse comportamento.
Existem outros fatores que podem influenciar o uso de substâncias, como:
É válido ressaltar também que a maconha é amplamente utilizada em várias partes do mundo, tanto recreativamente quanto para fins medicinais, e a grande maioria dos usuários da planta não progride para o uso de drogas mais pesadas. Existem muitas pessoas que consomem maconha de forma responsável e não desenvolvem problemas de dependência ou iniciam o uso de outras substâncias.
Há evidências científicas de que não existe uma associação causal entre o uso de cannabis e o subsequente uso de drogas ilícitas. Em alguns casos, o uso da planta até mesmo mostrou-se inversamente relacionado ao consumo de outras substâncias, como álcool e opióides. Também, há evidências de que a maconha, por si só, não possui propriedades farmacológicas que levem ao uso compulsivo de outras drogas.
Como prova disso, iremos analisar o estudo científico intitulado “A maconha é uma droga de entrada? Testando hipóteses sobre a relação entre o uso de maconha e o uso de outras drogas ilícitas” (tradução) dos autores Wayne D. Hall e Michael Lynskey. A pesquisa buscou examinar a hipótese de que o uso da maconha pode levar ao uso de outras drogas ilícitas.
Para isso, eles revisaram estudos que investigaram essa relação, incluindo estudos longitudinais que acompanharam indivíduos ao longo do tempo e estudos transversais que examinaram a relação entre o uso de cannabis e o uso de outras drogas em um determinado momento.
Além disso, foi constatado que a ideia de que a maconha é uma "droga de entrada" para outras drogas pode ser exagerada e simplista. Eles apontam que muitos indivíduos experimentam maconha sem passar para o uso de outras drogas ilícitas e que outros fatores, como a disponibilidade das drogas e a vulnerabilidade individual, podem desempenhar um papel importante na iniciação ao uso de drogas.
Portanto, podemos perceber que a maconha não é porta de entrada para outras drogas e, por isso, essa é uma afirmação falsa.
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a cannabis. Ele irá te explicar sobre como funciona o tratamento e oferecer todo o suporte que você precisa.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
HALL, Wayne D.; LYNSKEY, Michael. Is cannabis a gateway drug? Testing hypotheses about the relationship between cannabis use and the use of other illicit drugs. Drug and alcohol review, v. 24, n. 1, p. 39-48, 2005.
No dia 8 de março é celebrado o dia da Mulher, data super especial para reconhecermos a sua importância e grandeza. E em comemoração a esse momento tão especial...