FIBROMIALGIA

Hoje é o dia mundial da conscientização da Fibromialgia, patologia famosa por limitar a qualidade de vida das pessoas. E para contribuir com esta ação, elaboramos um conteúdo completíssimo, para esclarecer todas as dúvidas sobre o tratamento mais efetivo, que além de tudo, é NATURAL!.

Primeiramente vale ressaltar que o tratamento convencional da fibromialgia envolve uma série de medicamentos opioides, corticoides, antidepressivos, ansiolíticos, quer tentam aliviar os sintomas dos pacientes e na verdade mascaram em partes e em contrapartida geram outros sintomas derivados dos efeitos adversos. Ou seja, essa classe de remédios não contribui para a patologia com efetividade e continua limitando a qualidade de vida da pessoa.

Fora que esses medicamentos são fórmulas químicas que geram resistência e consequentemente dependência aos pacientes, sendo necessário uma dose cada vez maior do medicamento para obter os efeitos. E isso acontece muito, nos Estado Unidos por exemplo no período de 2021 houve um aumento de 28% dos casos de overdoses por opioides, comparado ao ano anterior.

Ao contrário da Cannabis, que atua em diversas frentes da patologia, com poucos efeitos adversos, que podem ser controlados, e no final das contas, quando o paciente atinge o objetivo do tratamento, o resultado é outro bem diferente dos químicos (na verdade não se compara).

Mas vamos ao que interessa, prometemos que iríamos esclarecer todas as suas dúvida e ainda apresentar estudos (clínicos tá gente, em humanos!!) e este é o objetivo desta matéria, então vamos lá:

Qual é o medicamento e quais compostos da Cannabis são indicados para o tratamento da fibromialgia?

O medicamento mais indicado é o óleo sublingual, por sua elevada taxa de absorção, mas também existem opções de cápsulas, porém a absorção no organismo é muito inferior ao óleo sublingual, isso por que o caminho percorrido  pelo medicamento até a corrente sanguínea, é bem maior pela via gastro instestinal do que pela sublingual. A forma vaporizada também é uma opção para somar ao óleo sublingual nos momentos de crise de dor ou de maior vontade/necessidade de relaxamento, pois esta é a via mais rápida de absorção, ou seja, efeitos imediatos.

E o composto mais efetivo para dor é sem dúvidas é o THC, mas ele não pode ser administrado de forma isolado é preciso que tenha outros compostos em conjunto para segurança do paciente. A união de compostos como o CBD, CBG e CBN, onde o médico irá avaliar o quadro clínico total do paciente e indicar a melhor proposta de tratamento, pois sabemos que a fibromialgia não se resume apenas à dor, são diversos sintomas envolvidos.

Existe apenas 1 tipo de óleo sublingual? Qual o mais indicado?

Existem 3 tipos de óleo de CBD, o Full Spectrum (feito com a planta toda, contendo até 0,3% do THC), o Broad Spectrum (feito com a planta toda, exceto com o THC) e o isolado (somente o composto em questão e nada mais).

O 2 mais indicados são o Full Spectrum e o Broad Spectrum, mas nunca o isolado, a não ser que o médico indique óleos separados dos compostos necessários para agregar a outro Full ou Broad Spectrum, por exemplo.

Isso por que as versões isoladas contêm apenas um composto, e perde-se o “efeito comitiva” dos óleos feitos da planta toda, ou seja, ocorre a interação entre todos os compostos (canabinoides, flavonoides e terpenos) e os resultados são potencializados em até 4x.

Como é realizado o tratamento, por quanto tempo, qual a dose, quanto tempo leva para fazer efeito..?

O tratamento é de uso diário, por tempo indeterminado e cada organismo necessita de uma dose, ou seja, é totalmente personalizado, inicia-se com dose baixa e segue, com acompanhamento, até encontrar a dose ideal (estabilidade dos sintomas). O seu tempo de ação é lento e os efeitos são graduais, levam em média 3 meses para resultados mais expressivos, podendo chegar à 4 meses para organismos mais resistentes, mas varia muito a cada caso e por isso é muito importante ter um acompanhamento, para que não haja falhas durante o tratamento que coloque tudo a perder .

Qualquer pessoa pode realizar o tratamento? Tem alguma restrição?

Praticamente todos, desde que tenha acompanhamento médico, pois de forma geral qualquer patologia necessita que o paciente seja observado, pois muitos fazem uso de medicamentos químicos que interagem com a Cannabis e precisam de manejo. E no caso da fibromialgia, o composto THC é bem importante, pois ele é o analgésico mais potente presente na Cannabis, e este canabinoide contém alguns efeitos adversos que necessitam precaução, além de apresentar restrições para grupos de risco como portadores de cardiopatias instáveis, gestantes e lactentes, esquizofrênicos ou com tendência a esquizofrenia, pacientes com síndrome do pânico, idosos e adolescentes de 12 a 18 anos.

Mas o médico especializado em endocanabinologia terá condições de indicar a melhor linha de tratamento e os cuidados especiais para o paciente, mesmo com limitações.

O tratamento tem efeitos adversos?

Sim, mas não lesa nenhum órgão, como os tradicionais. Canabinoides como CBD, CBN ou CBG possuem pouquíssimos efeitos adversos, sendo eles mais atribuídos a moleza, sono ou diarreia, quando a pessoa alcança uma dose elevada e o veículo (óleo MCT na maioria dos casos) pode soltar o intestino. Já o THC possui efeitos adversos de maior atenção, como taquicardia, ansiedade, pânico, boa seca, hipotensão.. Mas estes efeitos podem ser equilibrados com o uso do CBD, que é considerado o “antídoto” dos efeitos adversos do THC, e por este motivo é fundamental o acompanhamento médico especializado, para livrar o paciente de qualquer perigo eminente.

É preciso parar os medicamentos em uso para iniciar o tratamento canabinoide?

Não, nem é indicado, pois sabemos que os medicamentos químicos possuem efeitos colaterais de retirada de forma abrupta. Então, como o tratamento canabinoide é lento e gradual, deve-se esperar 3 meses ao menos para iniciar o processo de desmame dos outros medicamentos. E isso é muito importante, uma vez que os canabinoides tem potencial de substituir os medicamentos convencionais e se tornarem os protagonistas do tratamento. Ou seja, chega um momento que o tratamento poderá ser realizado somente com os canabinoides e com medicamentos e suplementos naturais e integrativos, além das práticas integrativas que são sempre indicadas.

É muito caro o tratamento? Onde posso comprar, o que devo fazer para ter acesso ao medicamento, quais os passos… ?

Hoje não é mais considerado um tratamento caro, inviável, mas já foi com certeza. Mas como houve um aumento muito elevado na demanda, a resposta foi o aumento da oferta, surgiram diversas marcas, e consequentemente uma variedade de tipos de produtos e preços.

Antes o acesso era praticamente só por importação, mas hoje existem associações no Brasil que produzem e vendem o medicamento, e existem diversas opções nas farmácias também (apesar de ser a última opção que indicamos devido menor custo-benefício).

O ideal é sempre perguntar pelo melhor custo-benefício, prestar atenção na composição, se é full ou broad spectrum ou se é isolado, primeiro ponto. Segundo, qual a concentração de canabinoides por ml e também qual volume do frasco (quantos ml), porque quanto maior a concentração por ml mais forte será o medicamento e menos quantidade de medicamento será necessário para estabilidade do paciente.

Para ter acesso ao medicamento é necessário realizar a consulta médica, receber as orientações detalhadas do tratamento, a prescrição médica (receita) e em alguns casos o relatório ou laudo médico. Durante a consulta o médico apresenta as opções de medicamento (tipo, concentração, volume do frasco, marcas..) e geralmente, após a consulta, a equipe do médico orienta onde encontrar o medicamento indicado e auxilia nas dúvidas para que não haja nenhuma dificuldade para o acesso.

Outra forma de acesso muito relevante para o paciente é a judicialização do seu tratamento, ou seja, mover uma ação contra o SUS ou os planos de saúde, para que seja disponibilizado o tratamento completo por cada qual (SUS ou plano de saúde). Para isso o paciente precisa ter o histórico da patologia comprovada através de laudos médicos (laudo diagnóstico da fibromialgia), um laudo do médico prescritor da cannabis contextualizando a necessidade do tratamento e argumentando as comprovações da efetividade do tratamento, a receita dos medicamentos canabinoides necessários para o tratamento e um bom advogado (a) especializado na área da saúde para recorrer judicialmente os medicamentos.

Atendemos o Brasil todo por telemedicina.

AGENDE SUA CONSULTA

Para comprar é muito burocrático? É demorado? No caso dos importados eu pago em dólar ou reais, posso parcelar…?

Nada burocrático mas exige alguns passos e documentos, principalmente nas associações e importadoras, já nas farmácias não difere dos demais medicamentos convencionais, somente o tipo da receita que muda, nas farmácias é necessário receita controlada azul ou amarela, já nas outras opções não, somente a receita simples.

Nas associações é necessário se associar, preencher um cadastro, anexar documentos (tudo on-line) e algumas cobram anuidade. Após aprovado cadastro já é possível realizar a compra por meio da plataforma (site) e aguardar o recebimento em casa.

No caso das importadoras é necessário a autorização da Anvisa, que hoje é um processo hiper fácil e rápido, podemos dizer instantâneo para os medicamentos autorizados. Em seguida já é possível realizar a compra através dos representantes (assessoria) dos medicamentos no Brasil. Isso tudo pode ser feito pelo celular, na verdade o responsável pela compra pode apenas entrar em contato com a assessoria do marca do óleo, que eles já fazem tudo, desde o cadastro e autorização da Anvisa até o pedido. Depois basta aguardar em casa o medicamento, que pode levar em torno de 7 a 20 dias, dependendo da importadora.

E depois que recebo o óleo, é necessário ter uma acompanhamento para realizar o tratamento? E se eu tiver dúvidas?

Sim, é fundamental o acompanhamento durante o tratamento, para que seja realizado de forma correta, pois como o tratamento canabinoide se difere muito dos convencionais, é de suma importância o acompanhamento médico. Pois o problema não é apenas usar de forma correta, e sim o esclarecimento de todas as dúvidas em relação às interações, inserção ou retirada de outros medicamentos, efeitos adversos, intervalos de uso, e muitas outras dúvidas que surgem ao longo do tratamento (ainda mais por seus resultados serem lentos e graduais) ter uma equipe disponível é muito importante.

E por fim, o que podemos esperar do tratamento canabinoide para a fibromialgia?

Os resultados da prática clínica resumem em “qualidade de vida para o paciente e para toda a família envolvida diretamente com a patologia”.  Não apenas os resultados clínicos, os depoimentos dos pacientes, mas os estudos científicos também. Pois os canabinoides agem em diversos aspectos da patologia, estabilizando diversos sintomas de forma simultânea, como a dor, ansiedade, depressão, insônia, disposição.. Sem dúvidas, o paciente que realiza o tratamento da forma correta e não desisti, atinge resultados nunca antes alcançados com os medicamentos convencionais.

_

Agora vamos aos resumos dos estudos clínicos do tratamento canabinoide para fibromialgia.

Vamos iniciar apresentando um estudo clínico, de 2019, intitulado “Effect of adding medical cannabis to analgesic treatment in patients with low back pain related to fibromyalgia: an observational cross-over single centre study” ,disponível no PubMed revelou que a terapia canabinoide é superior e apresenta mais resultados do que a terapia analgésica padrão em pacientes com dor lombar provocada pela patologia.

Um segundo estudo clínico, também de 2019 publicado no Journal of Clinical Medicine chamado “Safety and Efficacy of Medical Cannabis in Fibromyalgia”, concluiu que a cannabis medicinal é uma alternativa segura e eficaz para o tratamento dos sintomas da fibromialgia.

Por fim, um terceiro estudo clínico de 2020 intitulado “Ingestion of a THC-Rich Cannabis Oil in People with Fibromyalgia: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Clinical Trial”, disponível no portal PainMedicine, afirmou que a cannabis é uma terapia bem tolerada e capaz de reduzir os sintomas e aumentar a qualidade de vida de pacientes com fibromialgia.

_

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá te explicar sobre como funciona o tratamento e oferecer todo o suporte que você precisa.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

Atendemos o Brasil todo por telemedicina.

REFERÊNCIAS:

Yassin M, Oron A, Robinson D. Effect of adding medical cannabis to analgesic treatment in patients with low back pain related to fibromyalgia: an observational cross-over single centre study. Clin Exp Rheumatol. 2019 Jan-Feb;37 Suppl 116(1):13-20. Epub 2018 Oct 30. PMID: 30418116.

Sagy I, Bar-Lev Schleider L, Abu-Shakra M, Novack V. Safety and Efficacy of Medical Cannabis in Fibromyalgia. J Clin Med. 2019 Jun 5;8(6):807. doi: 10.3390/jcm8060807. PMID: 31195754; PMCID: PMC6616435.tism: Analysis of Safety and Efficacy. Scientific Reports. 9. 10.1038/s41598-018-37570-y.

Chaves C, Bittencourt PCT, Pelegrini A. Ingestion of a THC-Rich Cannabis Oil in People with Fibromyalgia: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Clinical Trial. Pain Med. 2020 Oct 1;21(10):2212-2218. doi: 10.1093/pm/pnaa303. PMID: 33118602; PMCID: PMC7593796.

Rivotril nunca mais!

RIVOTRIL NUNCA MAIS - Conheça a planta que pode substituí-lo.

Leia mais