Conheça a história de Ana Claudia Wicher, uma mulher que aos 32 anos foi diagnosticada com fibromialgia e síndrome de Sjögren e obteve muita qualidade de vida com o tratamento canabinoide.
Por uma década, ela gerenciou seus sintomas por conta própria, mas a pandemia de covid-19 trouxe complicações, levando-a a buscar ajuda novamente. Após uma jornada de diagnóstico, foi descoberto que Ana possui síndrome de Sjögren e fibromialgia. Foi então que ela entrou em contato com o tratamento canabinoide, e revelou sua experiência para a revista “UOL”.
“Fui deixando os anos passarem e controlando, do meu jeito, os inchaços e dores que sentia no rosto. Quando tinha pioras, ficava bem inchado e tinha dor até para comer. Era quase como se vivesse com caxumba.”, contou Ana. “A síndrome de Sjögren é uma doença autoimune e que não tem cura, mas é possível controlar. O primeiro tratamento que me indicaram era com o uso de hidróxido de cloroquina. Ouvi de médicos que era a única medicação que conseguiria controlar meus sintomas. Mas demorei para decidir tomá-la —pelo menos uns cinco meses”.
Ela conta como foi o início do contato com a planta: “Fiz uso do medicamento por seis meses, mas tinha medo de efeitos colaterais. Estava começando a apresentar alterações no fígado, por exemplo. Logo ouvi falar da Cannabis medicinal e fui procurar mais para ver se o tratamento se encaixaria no meu caso (...) Passei a usar a Cannabis medicinal junto com a cloroquina, e aos poucos, fui fazendo o desmame do medicamento. A médica me falou que a Cannabis é anti-inflamatória e poderia me ajudar, já que a doença autoimune ataca o sistema imunológico”
“Desde que comecei a tomar, minhas inflamações no pescoço praticamente sumiram. Não tive medo de usar o CBD (canabidiol). Minha médica me passou segurança e pesquisei bastante sobre a medicação. Digo que as pessoas precisam estar abertas a propostas de tratamento ", completou Ana par a “UOL”.
Referências:
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2024/04/08/fiquei-10-anos-sem-diagnostico-hoje-uso-Cannabis-para-controlar-sintomas.htm
- Orit E. Stolar