Durante o mês de outubro é comemorada a conscientização para o câncer de mama. A campanha chamada Outubro Rosa é voltada para disseminar informações cruciais sobre a patologia, e dessa forma contribuir na redução da mortalidade dos casos.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) é a principal instituição nesse movimento, promovendo discussões e materiais sobre o combate ao câncer para conscientizar a população. Segundo o órgão, em 2021, foram estimados 66.280 novos casos de pacientes com a doença.
Conforme o instituto, o câncer de mama é o segundo tumor mais comum entre as mulheres e é o mais letal. Ainda assim, as chances de cura chegam a 95%, quando há o diagnóstico e o tratamento adequado em sua fase inicial.
Aproximadamente, 30% dos casos de câncer podem ser evitados com a prática de hábitos saudáveis, como:
Além disso, também é muito importante que as mulheres esporadicamente examinem as mamas para perceberem possíveis nódulos ou alterações nelas.
Tratando da relação da patologia com a cannabis, existem inúmeros estudos indicando o tratamento com cannabis como eficiente no controle dos sintomas do paciente e dos efeitos adversos causados pelos tratamentos oncológicos convencionais, a exemplo da:
Segundo uma pesquisa feita com mais de 600 pacientes com câncer de mama, durante o tratamento com radioterapia:
De acordo com um estudo de 2018 da revista científica The Breast, o CBD (canabidiol) é eficaz na inibição das células de diferentes tumores presentes no câncer de mama e capaz de provocar alterações nas mesmas. Além disso, os resultados também indicaram que o canabinoide conseguiu induzir a morte celular nelas, evidenciando a atividade anticancerígena da cannabis.
Para corroborar com os efeitos benéficos da planta, um trabalho, de 2022, publicado na Revista Canadense de Fisiologia e Farmacologia, revelou que os terpenos, compostos secundários sintetizados pela planta, manipulados isoladamente ou quando associados aos flavonóides, outra classe de compostos da planta, e aos canabinoides também promovem efeitos anticancerígenos.
O estudo afirmou que essa propriedade se sobressaiu em células que se mostraram resistentes à quimioterapia.
Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.
Portanto, temos em vista que devido às suas atividades analgésicas, anti eméticas e ansiolíticas, a cannabis é um ótimo tratamento para melhorar a qualidade de vida de pacientes acometidos com a patologia. E ainda, apresenta, em estudos pré-clínico propriedades que combatem e inibem os tumores do câncer, se colocando como uma terapia com super potencial para a medicina oncológica.
____
Agende uma consulta com nosso médico especialista e conheça mais sobre os efeitos benéficos da cannabis para os pacientes com o câncer, e a alternativa ideal para a melhor promoção de bem estar a você.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Andrea M. Tomko, Erin G. Whynot, Lauren F. O'Leary, and Denis J. Dupré. Anti-cancer potential of cannabis terpenes in a Taxol-resistant model of breast cancer. Canadian Journal of Physiology and Pharmacology. 100(8): 806-817. https://doi.org/10.1139/cjpp-2021-0792
Sultan, A. S., Marie, M. A., & Sheweita, S. A. (2018). Novel mechanism of cannabidiol-induced apoptosis in breast cancer cell lines. The Breast, 41, 34-41
Outubro Rosa - 2022. Instituto Nacional do Câncer, 2022. Disponível em: https://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2022/eu-cuido-da-minha-saude-todos-os-dias-e-voce. Acesso em: 06 de outubro de 2022
Weiss, M., Danese, S., Ruiz, K. A., Kjelstrom, S., Buckley, M., Leitenberger, A., ... & Martinez, D. (2021). A Survey of Breast Cancer Patients’ Use of Cannabis During Radiation Therapy. International Journal of Radiation Oncology, Biology, Physics, 111(3), e165-e166
Uma grande variedade de plantas produzem naturalmente terpenos, também chamados de terpenoides. Na cannabis, os terpenos são como a marca registrada de cada variedade da planta, apresentando diferentes sabores e aromas
Santa Planta Medicina Canabinoide © 2021 todos os direitos reservados