A Cannabis Sativa possui mais de 500 compostos. Dentre estes, 170 são classificados como fitocanabinoides e são encontrados nas flores, folhas e caule da planta.
Os mais conhecidos são o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD), porém existem outros fitocanabinoides contidos na planta que são muito relevantes por terem terem grande potencial terapêutico, e em união com os outros compostos contidos na planta proporcionam um melhor eficácia para os tratamentos das patologias (efeito comitiva ou Entourage).
Segue abaixo os outros principais fitocanabinoides:
CBDV
A Canabidivarina, ou CBDV, é um canabinoide sem efeito psicoativo, com uma estrutura semelhante a do CBD.
Há pesquisas indicando respostas terapêuticas para doenças autoimunes, epilepsia e na doença de Parkinson.
THCV
O THCV é semelhante ao THC em sua estrutura molecular e nas propriedades psicoativas. Também pode fornecer uma variedade de efeitos completamente diferentes.
Indicações terapêuticas do THCV
CANABIGEROL
O ácido canabigerólico (CBGA) é um fitocanabinoide analgésico, não intoxicante. Ele é considerado o terceiro fitocanabinoide mais prevalente produzido pela cannabis, depois de THC e CBD. O CBG é o mais especial dos fitocanabinoides primários.
Propriedades do Canabigerol em estudo:
Existe um número crescente de evidências mostrando que os canabinoides reduzem a sensibilidade à dor pela ação potencial associada à inflamação. A substância tem sido estudada no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, como na colite ulcerativa. Estudos iniciais mostram que o Canabigerol tem 80 vezes mais potência do que o poder anti-inflamatório do ácido acetilsalicílico.
O Canabigerol possui atividade contra bactérias, microbactérias e até mesmo fungos,sendo mais potente que outros fitocanabinoides como THC, CBD e canabicromeno.
Em estudos pré-clínicos, o CBG foi capaz de reduzir a proliferação de células humanas de câncer de mama, próstata, carcinoma colorretal e adenocarcinoma gástrico.
Os estudos pré-clínicos demonstram que o CBG promove redução da pressão intraocular através do aumento da drenagem de fluidos oculares, sendo promissor para o tratamento do glaucoma.
CANABICROMÊNICO (CBC)
O ácido Canabicromênico (CBCA) é produzido na fase juvenil do ciclo de floração da planta da cannabis. É produzido através do CBGA por meio do ácido canabicromênico sintase (CBCAS).
Segue Alguns dos benefícios terapêuticos do CBC:
Câncer
O Canabicromeno pode ser um poderoso combatente do câncer, por ter atividade anti-tumoral, até agora, as pesquisas mostram que o CBC, é o segundo canabinoide, (além do THC) com maior potencial para inibir o crescimento de novas células cancerosas.
Dor e inflamação
Fitocanabinoides, como o CBC, atuam na inflamação de maneira diferente dos antiinflamatórios não esteroidais (AINEs) e não apresentam os efeitos colaterais desses medicamentos.
Em outro exemplo do efeito de entourage, o CBC em combinação com THC teve uma resposta antiinflamatória significativa em um estudo animal recente, bloqueando a dor e a inflamação, sendo efetivo para doenças como: osteoartrite induzida por colágeno, na enxaqueca, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, neuropatia e dor crônica pós-operatória. Juntos, os dois canabinoides produziram um efeito muito maior sobre a inflamação do que sozinhos.
Uma grande variedade de plantas produzem naturalmente terpenos, também chamados de terpenoides. Na cannabis, os terpenos são como a marca registrada de cada variedade da planta, apresentando diferentes sabores e aromas
Santa Planta Medicina Canabinoide © 2021 todos os direitos reservados