Osteoporose

Hoje, em 20 de outubro, é o Dia Mundial e Nacional da Conscientização sobre a Osteoporose, e vamos apresentar os benefícios dos canabinoides na massa óssea e na regulação de doenças ósseas.

A osteoporose é caracterizada pela redução da densidade óssea e afeta, principalmente, homens com mais de 70 anos e mulheres com mais de 65 anos.

Os principais tipos de osteoporose incluem a pós-menopausa, a senil (mais comum em pessoas com mais de 70 anos) e a secundária, que pode ser causada por outras condições médicas, como doença renal crônica, ou pelo uso de certos medicamentos, como corticoides.

Os principais sintomas da osteoporose abrangem:

  • Retração gengival
  • Diminuição da força de preensão
  • Redução da estatura corporal
  • Dor nas costas
  • Formigamento nas pernas
  • Deformidades na coluna
  • Dor no pescoço
  • Desconforto no quadril.

Cannabis & Osteoporose

Ensaios pré-clínicos demonstraram que ambos os receptores endocanabinides CB1 e CB2, os endocanabinoides primários Anandamida (AEA) e 2-araquidonoilglicerol (2-AG), e as suas respectivas enzimas metabolizadoras estão presentes, expressas e funcionam em osteoblastos e osteoclastos, e podem apresentar novos locais alvo para a modulação da osteoporose.

A ativação desses receptores pelos endocanabinoides (produzidas naturalmente pelo corpo) ou por canabinoides exógenos (como o THC e o CBD presentes na Cannabis) podem influenciar o funcionamento desse sistema.

Atendemos o Brasil todo por telemedicina.

AGENDE SUA CONSULTA

Uma meta-análise publicada em 2012 chamado “Papel dos canabinoides na regulação da remodelação óssea” (tradução), no Reino Unido, concluiu que os endocanabinoides desempenham um papel significativo na massa óssea e na regulação de doenças ósseas.

Osteoblastos e osteoclastos são dois tipos de células envolvidos na remodelação óssea, um processo contínuo que ocorre no corpo para manter a integridade e a força dos ossos.

Os osteoblastos estão envolvidos na formação de novo osso, enquanto os osteoclastos estão envolvidos na reabsorção do osso existente. Essas duas células trabalham juntas para manter a integridade e a homeostase do tecido ósseo no corpo. Desregulações nesse equilíbrio podem levar a doenças ósseas, como a osteoporose.

Os estudos mostraram que existem evidências que sugerem que os receptores CB endocanabinoides ajudam a regular o equilíbrio dessas células relacionadas a densidade óssea, esses receptores ativados pelos canabinoides desempenham papéis significativos na regulação da função dos osteoclastos e na reabsorção óssea, o que é extremamente importante.

“Em resumo, as evidências atuais sugerem que ambos os receptores CB 1 e CB 2, desempenham papéis significativos na regulação da diferenciação de osteoblastos e na formação óssea em resposta ao envelhecimento.”, afirma o estudo.

Dessa forma, a Cannabis pode ser uma opção alternativa bastante eficaz para o tratamento da Osteoporose e outras comorbidades relacionadas à deficiência de densidade óssea. Também indicamos suplementação de outros compostos importantes em conjunto com os canabinoides, tais como vitamina D3, K2, magnésios, aminoácidos, cálcio (nunca sozinho).

-

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

Referências:

20/10 – Dia Mundial e Nacional da Osteoporose

Idris AI, Ralston SH. Role of cannabinoids in the regulation of bone remodeling. Front Endocrinol (Lausanne). 2012 Nov 16;3:136. doi: 10.3389/fendo.2012.00136. PMID: 23181053; PMCID: PMC3499879.

Câncer de mama

Entenda o que os estudos falam sobre o tratamento com canabinóides.

Leia mais