Novos estudos explicam como o uso da Cannabis pode proteger contra patologias causadas pelo abuso de álcool.

Já foi demonstrado cientificamente que a Cannabis é uma substância significativamente menos nociva que o álcool. No entanto, novos estudos científicos explicam como o uso desta substância pode até mesmo proteger contra patologias causadas pelo abuso de álcool, entenda abaixo.

Enquanto o álcool é responsável por 2,8 milhões de mortes por ano no mundo, sendo 100 mil delas só no Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso da Cannabis não registra nenhuma, mesmo esses dois sendo muito comparados em debates políticos, essa diferença só aumenta com o tempo.

Um estudo chamado “O uso de Cannabis está associado à redução da prevalência de estágios progressivos da doença hepática alcoólica” (tradução), revelou um benefício até agora pouco explorado pela ciência dos canabinoides.

A descoberta vem de um grupo de trabalho de cientistas de várias instituições de pesquisa nos Estados Unidos, incluindo a Universidade de Massachusetts. Os cientistas analisaram dados de mais de 319 mil adultos com histórico de abuso de álcool. as pessoas foram divididas em três grupos, os que não consumiram Cannabis, os que consumiam ocasionalmente e os que consumiam regularmente, os investigadores explicam que o grupo usuário de Cannabis possuía uma prevalência significativamente menor de doenças hepáticas alcoólicas.

Atendemos o Brasil todo por telemedicina.

AGENDE SUA CONSULTA

Portanto, a saúde do fígado era melhor para aqueles que consumiram Cannabis regularmente do que para aqueles que a consumiam ocasionalmente. Os autores concluíram que as suas descobertas sugerem que o consumo de Cannabis está associado a um risco de desenvolver esteatose hepática (conhecida como doença hepática gordurosa, patologia que com o tempo pode levar a problemas mais graves como hepatite e cirrose), reduzido em 45% e o risco de desenvolver cirrose hepática alcoólica reduzido em 55%.

Outro estudo chamado “O canabidiol protege o fígado da esteatose induzida pelo consumo excessivo de álcool por mecanismos que incluem a inibição do estresse oxidativo e o aumento da autofagia” (tradução), realizou um experimento em animais e obteve conclusões parecidas. Os pesquisadores observaram que o CBD diminui a lesão hepática induzida pelo etanol, principalmente no que diz respeito ao estresse oxidativo e a acumulação de gordura no fígado, causador da esteatose hepática.

--
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação



Referências:

Adejumo AC, Ajayi TO, Adegbala OM, Adejumo KL, Alliu S, Akinjero AM, Onyeakusi NE, Ojelabi O, Bukong TN. Cannabis use is associated with reduced prevalence of progressive stages of alcoholic liver disease. Liver Int. 2018 Aug;38(8):1475-1486. doi: 10.1111/liv.13696. Epub 2018 Feb 10. PMID: 29341392.

Yang, Lili, et al. “Cannabidiol Protects Liver from Binge Alcohol-Induced Steatosis by Mechanisms Including Inhibition of Oxidative Stress and Increase in Autophagy.” Free Radical Biology & Medicine, vol. 68, 1 Mar. 2014, pp. 260–267, NCBI - WWW Error Blocked Diagnostic, https://doi.org/10.1016/j.freeradbiomed.2013.12.026. Accessed 16 Jan. 2021.

DIA DE COMBATE AO CÂNCER INFANTIL

Estudos com canabinoides apresentam ação antiemética, antitumoral e qualidade de vida.

Leia mais