Novos estudo indica que Cannabis vaporizada auxilia no combate ao vício de opioides.

Uma nova pesquisa chamada “‘Vaporizar Cannabis te faz superar o obstáculo’: uso conjunto de Cannabis como facilitador da redução do uso de opioides entre pessoas que injetam drogas em Los Angeles, Califórnia” (tradução), de setembro de 2024, trouxe revelações interessantes sobre o uso da Cannabis no tratamento do vício em drogas pesadas, em específico para opioides.

Trinta pessoas foram entrevistadas e acompanhadas pelos cientistas responsáveis pela pesquisa. Os participantes estavam todos recebendo serviços de uma clínica de reabilitação, todos eles eram usuários de drogas como opioides e injetáveis, como a heroína, que tiveram as taxas de overdose drasticamente maiores na última década.

Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, ou seja, que avaliou os relatos dos participantes, a idade média foi de 39,5 anos. Os participantes descreveram períodos em que pararam de usar opioides e que, após interromper o uso de opioides, eles notaram o surgimento de sintomas que incluíam ansiedade e desejos.

Segundo a grande maioria dos relatos, o uso de Cannabis foi benéfico para controlar os sintomas de ansiedade associados ao período imediatamente após a cessação do uso de opioides, os relatos foram bastante promissores e revelaram a Cannabis como uma possível aliada ao tratamento do vício em drogas:

"A Cannabis é uma salva-vidas... Vou tomar suboxona (medicamento utilizado no tratamento de dependência de opioides) e, com isso, vem a ansiedade. Depois que você para de usar heroína, você tem essa onda louca de ansiedade. Então é aí que a erva entra em jogo. E então vou vaporizar muito mais erva durante esse tempo de descanso. Naquela semana, vou vaporizar o máximo que puder.", relatou um deles.

Uma pessoa mencionou que isso foi essencial para "superar a barreira" dos desejos e manter a abstinência dos opioides.

Atendemos o Brasil todo por telemedicina.

AGENDE SUA CONSULTA

"Eu estava realmente tentando parar de usar opiáceos e usar Cannabis, realmente ajuda a não ter o primeiro desejo de usar opiáceos. Quando você é viciado e tem um hábito, então você tem que usar opiáceos. Mas quando você não tem um hábito e não fica doente por causa disso todos os dias, quando você está fumando Cannabis, isso te faz superar o obstáculo e aquele desejo de ficar chapado pela primeira vez. E é isso que é tão especial na Cannabis.".

Outro participante observou que as percepções dos provedores de saúde em relação ao uso de Cannabis eram errôneas:

"Algumas pessoas podem usar Cannabis para ficar longe dela. Enquanto os médicos dirão: 'Ah, não, não é verdade. Pessoas que usam Cannabis, elas estão apenas querendo ficar chapadas.' Algumas pessoas realmente usam erva como uma manutenção para ficar longe dos opiáceos. Eu realmente acredito nisso. E os médicos precisam investigar isso e começar a realmente ficar bem com isso. … Cannabis, talvez isso seja uma coisa real."

Entre esses e outros diversos relatos, o estudo deixou claro que a Cannabis pode sim ser uma via para facilitar o tratamento de vícios, além disso existem outras pesquisas de outros tipos que corroboram essas afirmações, e que revelam que a Cannabis tem grande potencial para lidar com o vício em nicotina, anfetaminas e com os opioides usados para a dor crônica.

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação

Referências:

Siddhi S. Ganesh, Erin E. Gould, Bradley T. Conner, Jimi Huh, Rachel Carmen Ceasar, Ricky N. Bluthenthal,“Smoking weed it gets you over the hump”: Cannabis co-use as a facilitator of decreased opioid use among people who inject drugs in Los Angeles, California,Drug and Alcohol Dependence Reports,Volume 12,2024,100257, 2772-7246,https://doi.org/10.1016/j.dadr.2024.100257.

Cuidar da saúde mental para colher paz de espírito.

Os transtornos mentais são reconhecidos como uma prioridade em relação à saúde no mundo todo, sintomas como ansiedade, depressão e insônia são cada vez mais comuns, e quando não tratados são os responsáveis por "roubar" nossa paz interior...

Leia mais