Cannabis e psilocibina para o tratamento do câncer de mama

Em setembro de 2022, um mês antes da campanha anual do Outubro Rosa, o estudo "Aumentar a conscientização: A implementação da cannabis medicinal e psicodélicos usados ​​como adjuvante da terapia padrão no tratamento do câncer de mama metastático avançado" da Grace Healt empresa fornecedora de extratos da cannabis revelou que o tratamento complementar com canabinoides associados a psilocibina, composto presente em cogumelos, foi capaz de auxiliar no combate ao câncer de mama da paciente estudada.

A ação medicinal da cannabis nos pacientes com câncer já é muito documentada na literatura, atribuindo à planta o papel de induzir a morte celular em certos tumores. A pesquisa revelou as propriedades anticancerígenas da terapia que uniu ambos os medicamentos aos tratamentos convencionais e reduziu expressivamente a massa tumoral da paciente.


O caso clínico se refere a uma mulher de 49 anos que em 2018 foi diagnosticada com câncer de mama em estágio IV, já em metástase. Desde então, ela foi submetida aos tratamentos convencionais de uma terapia oncológica associada a medicação com comestíveis de cannabis e a psilocibina. Logo após os primeiros meses já foi possível observar uma redução muito significativa do tumor. Antes de 1 ano de tratamento já não era mais identificado na paciente evidências residuais da patologia.


Segundo o Dr. Dustin Sulak médico focado em medicina osteopática além de especialista em cannabis medicinal e um dos autores do estudo, disse que:


“Eles (a combinação de medicamentos) também podem melhorar nossos mecanismos anticancerígenos inatos e trabalhar de forma aditiva ou sinérgica com outros tratamentos.”

O trabalho sugere que os tratamentos convencionais foram potencializados pela combinação administrada à mulher. E com isso, alcançou resultados surpreendentes. Contudo, após a cessão do tratamento com os canabinoides mais a psilocibina foi identificado o retorno de atividades tumorais, indicando uma relação direta entre a terapia e a presença de células cancerígenas.


Além disso, essa combinação de tratamentos também é eficaz contra os efeitos adversos contraídos, tanto pelos métodos de tratamentos convencionais (quimioterapia, radioterapia, …), quanto pela própria patologia. Dentre os sintomas mais relatadas podemos destacar:

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Náuseas
  • Vômitos

As ações antieméticas, ansiolíticas e antidepressivas da cannabis e da psilocibina foram afirmadas em muitos estudos científicos, indicando que a combinação tem uma ação dupla no tratamento da patologia.

Desse modo, vemos claramente o quão fundamental foi a administração desses medicamentos para a regressão do tumor e para a promoção de qualidade de vida da paciente.
___
Agende uma consulta com nosso médico especialista e conheça mais sobre os benefícios da santa planta para os pacientes com câncer. Ele irá propor a alternativa ideal para sua condição e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.


Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

Quer tirar as suas dúvidas com um médico prescritor?

Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.

Agende sua consulta

REFERÊNCIAS:

Zafar R, Sulak D, Brambila J, Nutt D, Schlag A. Raising awareness: The implementation of medical cannabis and psychedelics used as an adjunct to standard therapy in the treatment of advanced metastatic breast cancer. Drug Science, Policy and Law. 2022;8. doi:10.1177/20503245221114323

Terpenos. O que são? 

Uma grande variedade de plantas produzem naturalmente terpenos, também chamados de terpenoides. Na cannabis, os terpenos são como a marca registrada de cada variedade da planta, apresentando diferentes sabores e aromas

Leia mais