Mentiras sobre a Cannabis, a série que elucida os maiores mitos relacionados a planta, através de conhecimentos sérios, baseados em estudos e artigos científicos.
“Maconha mata neurônios.”
Essa é uma mentira bastante reproduzida sobre a planta, na verdade, pelo contrário, seus canabinoides são neuroprotetores, inúmeros estudos e neurocientistas consagrados como Sidarta Ribeiro, afirmam que o THC em especial promove a neurogênese.
Essa ideia de que a Cannabis poderia matar os neurônios surgiu à partir de um estudo feito sob encomenda, por Ronald Reagan, governador da Califórnia na década de 70, mas que até ser comprovada como fraude, a planta levou esta culpa e foi taxada como altamente prejudicial para saúde neuronal.
Qual a intenção do governador na época?
Utilizar este estudo como discurso contra a maconha, durante a discussão política de guerra às drogas, e fazer valer os interesses político econômicos do momento.
Esse estudo ficou conhecido como “Tulane Study”, ele foram usados como cobaia 3 macacos que foram expostos a doses cavalares de fumaça da planta por 12 meses (cerca de 30 baseados por dia), após esse período, os animais faleceram, os cientistas examinaram o cérebro dos macacos e compararam com o cérebro de macacos do biotério.
A conclusão do experimento foi que os macacos apresentavam um número imensamente maior de células mortas no cérebro comparado aos animais controle. Isso gerou uma enorme polêmica na época, e favoreceu o discurso de Reagan.
No entanto, análise posterior de pesquisadores concluiu que ao invés da maconha, o que havia causado o dano cerebral nos macacos era intoxicação pelo monóxido de carbono presente na fumaça, que é um gás muito tóxico e que em excesso é muito comum levar à morte. Além disso, esse foi um estudo muito questionado na comunidade científica e que nunca foi replicado, o que indica a invalidez do dado obtido.
Mas até provar os verdadeiros resultados deste estudo, a falsa notícia foi espalhada, e até hoje muitas pessoas pensam que esta mentira é uma verdade.
Porém, a realidade é exatamente o contrário, inúmeros estudos comprovam que os canabinoides presentes na Cannabis contém propriedades neuroprotetoras, e os medicamentos derivados de seus extratos, são considerados hoje os mais efetivos para o Alzheimer e o Parkinson, por exemplo, patologias neurodegenerativas.
Em resumo, mais uma mentira manipulada por interesses político-econômicas para tirar de jogo a plantinha e fazer reinar outras vertentes mais lucrativas para alguns naquele momento.
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.
Razavi Y, Keyhanfar F, Haghparast A, Shabani R, Mehdizadeh M. Cannabidiol promotes neurogenesis in the dentate gyrus during an abstinence period in rats following chronic exposure to methamphetamine. Metab Brain Dis. 2021 Aug;36(6):1381-1390. doi: 10.1007/s11011-021-00774-9.
Sidarta Ribeiro é neurocientista, biólogo, mestre em biofísica, pós-doutor em neurofisiologia, professor, vice-diretor do Instituto do Cérebro ...