Mentiras sobre a Cannabis

Com o intuito de desmistificar diversos conceitos errôneos sobre a Cannabis e trazer à tona a verdade, criamos esta série "Mentiras sobre a Cannabis". Iremos elucidar o assunto através conhecimentos sérios, baseados em estudos e artigos científicos.

Vamos lá para mais uma delas:

⚠ Mentira:

O uso da cannabis recreativa é porta de entrada para outras drogas.

🌱 Verdade:

O uso recreativo da planta não é capaz de levar ao uso de substâncias ilícitas. Inclusive existem estudos mostrando que a cannabis administrada de forma vaporizada (medicinal) é utilizada para substituir o vício em álcool e em outras drogas. Entenda mais essa diferença agora.

Quer tirar as suas dúvidas com um médico prescritor?

Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.

Agende sua consulta

O Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos Estados Unidos afirmou em um artigo de 2021 que a maioria das pessoas que usa cannabis não usa outras substâncias "mais duras" (expressão usada pelos autores).


Um trabalho intitulado "Is Marijuana Really a Gateway Drug? A test
nationally representative of the gateway hypothesis marijuana using a propensity score matching design" do Journal of Experimental Criminology de 2021 concluiu que não há relação do uso frequente da planta com a utilização de drogas, tornando evidente que a frase disseminada é mentirosa.

Outro estudo de 2017 chamado "Medical cannabis access, use, and substitution for prescription opioids and other substances: A survey of authorized medical cannabis patients" disponível no PubMed revelou que dentre os participantes da pesquisa:

  • 63% afirmaram usar a planta como substituto de medicamentos prescritos
  • 30% disse que substituiu medicamentos opióides pela cannabis
  • 25% admitiu substituir o álcool pela planta

Vemos que a cannabis é uma ótima alternativa para os pacientes que lutam contra algum vício, contrariando a afirmação mentirosa.

Assim sendo, podemos dizer que não é o consumo recreativo da planta que leva ao uso de drogas ilícitas. Pelo contrário, a cannabis ajuda as pessoas a saírem de vícios em substâncias tóxicas como: opióides, álcool, medicamentos farmacêuticas, substâncias químicas... Fica evidente que a razão para o uso de drogas parte da pessoa e não do uso da planta.
___
Agende uma consulta com nosso médico especialista e conheça o verdadeiro potencial da cannabis, associadas às práticas integrativas, em promover saúde e qualidade de vida aos seus pacientes.


Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

REFERÊNCIAS:

Jorgensen, C., Wells, J. Is marijuana really a gateway drug? A nationally representative test of the marijuana gateway hypothesis using a propensity score matching design. J Exp Criminol 18, 497–514 (2022). https://doi.org/10.1007/s11292-021-09464-z


NIDA. 2021, 24 de maio. A maconha é uma droga de entrada?. Recuperado de https://nida.nih.gov/publications/research-reports/marijuana/marijuana-gateway-drug em 2022, 16 de outubro


Lucas P, Walsh Z. Medical cannabis access, use, and substitution for prescription opioids and other substances: A survey of authorized medical cannabis patients. Int J Drug Policy. 2017 Apr;42:30-35. doi: 10.1016/j.drugpo.2017.01.011. Epub 2017 Feb 9. PMID: 28189912

Terpenos. O que são? 

Uma grande variedade de plantas produzem naturalmente terpenos, também chamados de terpenoides. Na cannabis, os terpenos são como a marca registrada de cada variedade da planta, apresentando diferentes sabores e aromas

Leia mais