Mentiras sobre a Cannabis

São inúmeros os mitos que circulam pela sociedade sobre a cannabis, em sua totalidade são proposições infundadas que contribuem ainda mais para a criação de um estigma negativo da planta no senso comum. Confira agora algumas dessas mentiras mais disseminadas.

MENTIRA:


"Maconha mata neurônios"


VERDADE:


Ao contrário do indicado, já é mais que comprovado que a cannabis possui efeitos neuroprotetores e já atua no tratamentos de inúmeras patologias neurodegenerativas. Para corroborar com isso, um estudo de 2021 publicado no International Journal of Molecular Sciences afirmou que o sistema endocanabinoide (SEC) realiza um papel fundamental na formação de novos neurônios, essencialmente no cérebro adulto.


Conforme apresentado na pesquisa, o tratamento com um canabinóide derivado do CBG (cannabigerol) foi capaz de melhorar a neurogênese. Assim como, a administração com CBD (canabidiol) tem se mostrado útil na produção de novos neurônios pelo SEC, em indivíduos adultos.

REFERÊNCIAS:

Netzahualcoyotzi, C., Rodríguez-Serrano, L. M., Chávez-Hernández, M. E., & Buenrostro-Jáuregui, M. H. (2021). Early consumption of cannabinoids: From adult neurogenesis to behavior. International Journal of Molecular Sciences22(14), 7450.

Terpenos. O que são? 

Uma grande variedade de plantas produzem naturalmente terpenos, também chamados de terpenoides. Na cannabis, os terpenos são como a marca registrada de cada variedade da planta, apresentando diferentes sabores e aromas

Leia mais