O uso de Cannabis para tratar sintomas da menopausa tem despertado crescente interesse tanto na comunidade científica quanto entre as mulheres que enfrentam essa fase da vida.
A menopausa, marcada pelo fim dos ciclos menstruais e pelas mudanças hormonais, pode trazer consigo sintomas incômodos, como ondas de calor, insônia, alterações de humor e dores articulares. Tradicionalmente, a terapia de reposição hormonal (TRH) tem sido a principal abordagem para o tratamento desses sintomas.
No entanto, preocupações com os efeitos colaterais e os riscos de longo prazo da TRH têm levado muitas mulheres a buscar alternativas mais naturais e com menor risco de efeitos adversos, que podem melhorar a qualidade de vida em relação a essas condições.
Mais recentemente, em 2022, outro estudo chamado “Uma pesquisa sobre o uso de Cannabis medicinal durante a perimenopausa e pós-menopausa” (tradução), publicado na revista “Menopause”, liderado por Harvard, examinou os padrões de consumo de Cannabis em 131 mulheres durante a perimenopausa, que é o período que frequentemente se estende por vários anos antes da cessação da menstruação, em comparação com 127 mulheres que já haviam passado pela menopausa.
A maioria expressiva (86%) eram utilizadores atuais de Cannabis. Os participantes apresentaram opiniões divergentes quanto ao uso da Cannabis para propósitos médicos, recreativos ou ambos. Cerca de 79% a recomendaram para aliviar sintomas associados à menopausa. Dentre estes, 67% afirmaram que a Cannabis é benéfica para distúrbios do sono, enquanto 46% relataram melhorias no humor, na redução da ansiedade, e 30% na libido.
Mais de 84% dos participantes relataram fumar ou vaporizar flores de Cannabis, enquanto 78% consumiram Cannabis comestível e quase 53% usaram óleos para vaporização.
Em outro estudo de 2020 chamado “Os efeitos da Cannabis na saúde reprodutiva feminina ao longo da vida” (tradução), ressalta que embora os canabinoides sejam bem conhecidos pelos seus efeitos nos sistemas nervosos central e periférico, os receptores endocanabinoides também foram caracterizados em todo o trato reprodutivo feminino. Sendo assim o estudo ressalta a importância de mais pesquisas nesta área, já que os canabinoides podem afetar muitos aspectos da saúde reprodutiva feminina, incluindo a fertilidade, os resultados da gravidez com implicações neonatais e a menopausa
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Referências:
Corsi, D., Murphy, M., & Cook, J. (2020). The Effects of Cannabis on Female Reproductive Health Across the Life Course. Cannabis and Cannabinoid Research, 6, 275 - 287.
The Effects of Cannabis on Female Reproductive Health Across the Life Course | Cannabis and Cannabinoid Research
.
Are women turning to Cannabis for menopause symptom relief? - Harvard Health
Entenda o que é o Sistema Endocanabinoide (SEC), esta fascinante rede de comunicação interna em nosso corpo...