Em nosso sexto post da Semana da Mulher vamos abordar a campanha Março Lilás, que destaca os principais riscos do câncer de colo de útero, doença que atinge muitas mulheres. Entenda o papel da Cannabis no tratamento da patologia.
O câncer de útero é o terceiro mais frequente entre as mulheres, ele é provocado pela infecção persistente do Papilomavírus Humano (HPV).
O vírus é sexualmente transmissível e sua infecção é até comum, porém não causa a doença na maioria das vezes. O problema está em alguns casos de reinfecção em que ocorrem alterações celulares e progridem para o câncer.
O diagnóstico é simples, basta realizar periodicamente o exame preventivo, conhecido como Papanicolau. Em muitos casos com o diagnóstico precoce as chances de cura são altas, ressaltando a importância de se realizar o exame constantemente.
Os principais métodos de prevenção da patologia são:
Vale ressaltar a campanha de vacinação contra o HPV disponível no SUS (Sistema Único de Saúde), hoje em dia é possível conseguir a vacina gratuitamente nos postos de saúde públicos .
Apesar desses métodos de prevenção, caso a paciente seja contaminada e desenvolva o câncer ela é submetida aos tratamentos convencionais da patologia (quimio, radio e hormonioterapia). É nesse sentido que a cannabis se torna uma grande aliada das mulheres com o câncer.
Cannabis
Quando se trata de um câncer a Cannabis atua em duas frentes, tanto no combate dos sintomas causados pelo câncer e sua metástase, ajudando a induzir a morte celular nas células cancerígenas, quanto aliviando os efeitos adversos do tratamento convencional.
Existem muitas evidências que afirmam a capacidade dos compostos da planta em induzir a morte das células cancerosas, combatendo a regressão da doença e ajudando contra a metástase. Segundo estudos isso acontece porque nas células do câncer existem muitos receptores canabinoides, tornando evidente a ação dos fitocanabinoides na terapia do câncer.
Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.
Outra ação poderosa da planta é no controle dos sintomas. Os compostos da cannabis apresentam propriedades:
Estudos
Um estudo da Universidade norte americana de Yale, intitulado “Prescribed medical cannabis in women with gynecologic malignancies: A single-institution survey-based study” publicado em 2020 no PubMed avaliou o efeitos dos canabinoides em pacientes com colo de útero, os benefícios mais relatados pelas participantes foram
Outro estudo chamado “Inhibition of cervical cancer cell proliferation by cannabidiol”, de 2016, disponível Portal Thieme revelou que o CBD (canabidiol) foi capaz de impedir o crescimento celular e de induzir a apoptose nas células cancerígenas em pacientes diagnosticadas com câncer do colo de útero.
Por fim, um terceiro estudo também de 2016, feito pela norte-americana Kent State University, disponível no PubMed reafirmou a capacidade do canabidiol em promover a morte em linhagens celulares do câncer de colo de útero. Os pesquisadores constataram esse efeito 24 horas após a exposição ao canabinoide.
Diante disso vemos que a terapia canabinoide como tratamento adjuvante é essencial para as mulheres que sofrem com o câncer de útero, ela ajuda na regressão da patologia e no controle dos sintomas proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes.
___
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a cannabis. Ele irá te explicar sobre como funciona o tratamento e oferecer todo o suporte que você precisa.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
de Sousa Borges, F. E., dos Santos Morais, T., Silva, H. D., da Silva, W. A. N., Gomes, L. N., & de Sousa Borges, F. E. (2022). USO DA CANNABIS SATIVA NO TRATAMENTO DO C NCER DE MAMA. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl. 3), 332-337.
Durante o mês de março é celebrado a campanha de conscientização sobre a endometriose, mobilização muito importante para chamar a atenção para os riscos da doença. Hoje vamos te explicar como a cannabis medicinal é um poderoso...