Legalização da maconha não está associada ao aumento das taxas de psicose, conclui estudo da American Medical Association com 63 milhões de pessoas nos EUA.

Desbancando um grande mito relacionado com a maconha, uma das variantes da Cannabis, o estudo com 63 milhões de pessoas nos Estados Unidos comprova que a planta não induz a psicose.

Um estudo dos EUA chamado “Legalização estadual da Cannabis e utilização de cuidados de saúde relacionados à psicose” (tradução) de 2023, tentou esclarecer se a legalização da Cannabis por parte de alguns Estados no mundo está relacionada ao aumento da procura médica relacionada à psicose.

A psicose é um estado mental que se caracteriza por uma perda de contato com a realidade. Isso significa que a pessoa que está em psicose pode ter dificuldade em discernir o que é real e o que não é, e pode experimentar sintomas como:

  • Alucinações: ver, ouvir, sentir, cheirar ou provar coisas que não existem.
  • Delírios: crenças falsas que a pessoa tem certeza de serem verdadeiras, mesmo quando há provas em contrário.
  • Desorganização do pensamento e da fala: dificuldade em pensar com clareza e se expressar de forma coerente.

Existem dados que mostram uma relação entre o THC (tetrahidrocanabinol), o principal componente psicoativo da Cannabis, e o agravamento de quadros de psicose.

É importante lembrar que, atualmente, não há provas definitivas de que o THC cause psicose. No entanto, esses estudos demonstram uma associação entre o uso de THC e o aumento do risco de desenvolver a condição nos casos de predisposição.

Atendemos o Brasil todo por telemedicina.

AGENDE SUA CONSULTA

Este estudo utilizou o Optum Cl Informatics Data Mart, um banco de dados comercial que contém dados de mais de 63 milhões de indivíduos. Os dados cobrem um período de 15 anos, de 1º de janeiro de 2003 a 31 de dezembro de 2017.

Durante o período do estudo, foram registrados 7.503.907 diagnósticos relacionados à psicose e 20.799.285 prescrições de antipsicóticos e 29 estados adotaram políticas de legalização da Cannabis medicinal ou recreativa.

O estudo concluiu, a partir das análises estatísticas, que as políticas estaduais de Cannabis medicinal e recreativa não estavam associadas a um aumento estatisticamente significativo nas taxas de resultados de saúde relacionados à psicose, considerando tanto as políticas médicas como recreativas e se as vendas comerciais foram permitidas.

-

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

Referências:

Elser H , Humphreys K , Kiang MV, et al. Legalização estadual da Cannabis e utilização de cuidados de saúde relacionados à psicose. Rede JAMA aberta. 2023;6(1):e2252689. doi:10.1001/jamanetworkopen.2022.52689

Entenda o que é sistema endocanabinoide (SEC) essa fascinante rede de comunicação interna em nosso corpo e sua intima relação com a Cannabis

Entenda o que é o Sistema Endocanabinoide (SEC), esta fascinante rede de comunicação interna em nosso corpo...

Leia mais