Hoje, no Dia Mundial do Glaucoma, vamos trazer alguns estudos científicos para explicar os benefícios da Cannabis medicinal no tratamento da patologia.
O Glaucoma representa um grupo de neuropatias ópticas, de evolução crônica, causada pela lesão do nervo óptico (é uma estrutura que liga o olho ao cérebro occipital, responsável pela condução das imagens da retina até ao cérebro), ocasionando a elevação da PIO (pressão intraocular), e pode evoluir para cegueira irreversível. Não possui cura, mas pode ser controlada.
Evolui de forma lenta (meses ou anos) sem demonstrar nenhum sintoma. É a doença ocular que mais causa cegueira irreversível no mundo. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), por ser assintomática nas fases iniciais, mais de 600 mil pessoas não sabem que têm a doença.
O Glaucoma não apresenta nenhum sintoma (em 80% dos casos), inicialmente a doença afeta a região periférica da visão. Os sintomas só ficam evidentes somente quando já ocorreu o comprometimento de 50% ou mais do nervo óptico (células ganglionares). Se o glaucoma não for tratado, a doença pode levar à lesão permanente do nervo óptico, causando alteração progressiva do campo visual, e consequente perda da visão central, podendo evoluir para a cegueira permanente.
Os sintomas são:
Nesse sentido, a Cannabis vem sendo uma alternativa muito efetiva para o tratamento do Glaucoma, tendo em vista que os receptores CB1 e CB2 estão presentes em várias células relacionadas à visão.
Estudos apontam que o THC (delta-9-tetrahidrocanabinol) aumentou significativamente o número de células ganglionares sobreviventes em ambas às regiões centrais e periféricas da retina afetadas.
No final dos testes, os cientistas evidenciaram que os canabinoides, mais especificamente o THC (delta-9-tetrahidrocanabinol) exerce papel vasodilatador, hipotensor, reduzindo a PIO (pressão intraocular),diminuindo a dor e proporciona a neuroproteção das células nervosas ópticas. A estimativa são que o THC é capaz de reduzir a PIO em até 40, entretanto, este efeito desapareceu relativamente rápido.
Em outras descobertas relevantes, os resultados indicam que mecanismos neuroprotetores da retina foram mediados pelos receptores do nosso sistema endocanabinoide como CB1, CB2 e outros.
O tratamento pode ser feito isoladamente ou combinado com outras medicações.
Um estudo de 2022 intitulado “The Relationship Between Plasma Tetrahydrocannabinol Levels and Intraocular Pressure in Healthy Adult Subjects” disponível no PubMed revelou que o THC é capaz de reduzir a pressão intraocular.
Um segundo estudo publicado no PubMed em 2018 chamado “Neuroprotection by (Endo)Cannabinoids in Glaucoma and Retinal Neurodegenerative Diseases” apresentou o potencial do sistema endocanabinoide e seus receptores como alvo de tratamento para o glaucoma.
Por fim, um terceiro estudo de 2021 intitulado “Cannabinol modulates neuroprotection and intraocular pressure: A potential multi-target therapeutic intervention for glaucoma” disponível no PubMed revelou que o CBN (canabinol) promove neuroproteção e normaliza os níveis de PIO no olho. Portanto, nossas observações no presente estudo indicam um potencial terapêutico para o CBN no tratamento do glaucoma
Diante de tanta evidências fica claro que a Cannabis medicinal, e principalmente o THC, é um poderoso tratamento para o glaucoma.
___
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a cannabis. Ele irá te explicar sobre como funciona o tratamento e oferecer todo o suporte que você precisa.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
RAPINO, Cinzia et al. Neuroprotection by (endo) cannabinoids in glaucoma and retinal neurodegenerative diseases. Current Neuropharmacology, v. 16, n. 7, p. 959-970, 2018.
MOSAED, Sameh et al. The relationship between plasma tetrahydrocannabinol levels and intraocular pressure in healthy adult subjects. Frontiers in Medicine, v. 8, p. 3047, 2022.
SOMVANSHI, Rishi K. et al. Cannabinol modulates neuroprotection and intraocular pressure: A potential multi-target therapeutic intervention for glaucoma. Biochimica et Biophysica Acta (BBA)-Molecular Basis of Disease, v. 1868, n. 3, p. 166325, 2022.
Uma das grandes propriedades da Cannabis medicinal é o seu poder analgésico, muitos pacientes utilizam a planta para o tratamento de alguma dor. Recentemente foi divulgado um estudo trazendo evidências de...