O diagnóstico do HIV é sempre um ponto de virada, traz um impacto severo na vida cotidiana de quem o recebe, o HIV não é apenas um desafio físico, mas também emocional, pois a doença pode causar tristeza, depressão e ansiedade relacionadas com o processo de tratamento e a perspectiva de vida futura.
Nessa perspectiva é que entra a Cannabis, que pode tratar alguns desses sintomas e melhorar de alguma forma a qualidade de vida desses pacientes, incluindo dor crônica, náuseas, distúrbios do sono e depressão.
Um estudo chamado “Uso pesado de Cannabis associado à redução nas frequências de células imunológicas ativadas e inflamatórias em indivíduos infectados pelo vírus da imunodeficiência humana tratados com terapia antirretroviral” (tradução), o impacto do uso de Cannabis na frequência, ativação e função das células imunológicas periféricas foi avaliado em 198 indivíduos infectados pelo HIV e tratados com antirretrovirais por citometria de fluxo.
O uso de Cannabis foi associado a uma redução potencialmente benéfica da inflamação sistêmica e da ativação imunitária no contexto da infecção pelo HIV.
Outra pesquisa chamada “Uso de Cannabis no HIV para dor e outros sintomas médicos” (tradução), realizou um estudo observacional com 523 pacientes de HIV que responderam questionários anônimos.
Do total de pacientes:
143 relataram usar Cannabis para tratar sintomas.
97% relataram melhora do apetite;
94% para náuseas;
93% para dores musculares;
93% para ansiedade;
90% para dores nos nervos;
86% para depressão;
85% para a parestesia.
O impacto do uso de Cannabis na frequência, ativação e função das células imunológicas periféricas foi avaliado em 198 indivíduos infectados pelo HIV e tratados com antirretrovirais por citometria de fluxo.
Ainda em outro artigo chamado “Cannabis e a comunicação do eixo intestino-cérebro na infecção pelo HIV.” (tradução), a partir de uma revisão bibliográfica, os pesquisadores afirmaram que o HIV leva a alterações no microbioma intestinal, na sinalização do eixo intestino-cérebro e na inflamação crônica. O sistema endocanabinoide regula a homeostase de múltiplos sistemas orgânicos. Quando deficiente, a desregulação do eixo intestino-cérebro pode resultar em inflamação crônica e neuroinflamação. Sendo assim a Cannabis, juntamente com os endocanabinoides naturais, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem apoiar a restauração como terapia adjuvante.
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Referências:
Manuzak JA, Gott TM, Kirkwood JS, Coronado E, Hensley-McBain T, Miller C, Cheu RK, Collier AC, Funderburg NT, Martin JN, Wu MC, Isoherranen N, Hunt PW, Klatt NR. Heavy Cannabis Use Associated With Reduction in Activated and Inflammatory Immune Cell Frequencies in Antiretroviral Therapy-Treated Human Immunodeficiency Virus-Infected Individuals. Clin Infect Dis. 2018 Jun 1;66(12):1872-1882. doi: 10.1093/cid/cix1116. PMID: 29471387; PMCID: PMC6248381.
Woolridge, E., Barton, S., Samuel, J., Osório, J., Dougherty, A., & Holdcroft, A. (2005). Cannabis use in HIV for pain and other medical symptoms.. Journal of pain and symptom management, 29 4, 358-67 . Cannabis Use in HIV for Pain and Other Medical Symptoms .
Wilson, N., Peterson, S., & Ellis, R. (2020). Cannabis and the Gut-Brain Axis Communication in HIV Infection.. Cannabis and cannabinoid research, 6 2, 92-104 .
Cannabis and the Gut–Brain Axis Communication in HIV Infection | Cannabis and Cannabinoid Research
.
Alguns canabinoides possuem efeitos vasodilatores, são anti-inflamatórios e antioxidantes e podem auxiliar na hipertensão.