Diversas pesquisas recentes destacam a eficácia notável de formulações à base de canabinoides no tratamento de uma variedade de sintomas associados à fibromialgia.
A relação entre a Cannabis e o tratamento da fibromialgia tem sido objeto de crescente interesse e pesquisa, revelando-se como uma área promissora no enfrentamento dos desafios vivenciados por pacientes com essa condição.
Pacientes fibromiálgicos frequentemente lidam com sintomas como depressão, dor generalizada, cefaléia e extrema sensibilidade ao toque. Formulações de Cannabis, que incorporam princípios ativos como THC e CBD, mostram-se capazes de estimular os receptores endocanabinoides e aliviar muitos sintomas da patologia.
Um estudo de 2018, chamado “Cannabis medicinal para o tratamento da fibromialgia“ (tradução), publicado no Journal of Clinical Rheumatology, revelou a eficácia da Cannabis medicinal como tratamento para a fibromialgia. Dos 26 pacientes analisados, todos relataram uma melhora significativa em todos os parâmetros do questionário, e 13 pacientes (50%) pararam de tomar qualquer outro medicamento para fibromialgia
Em fevereiro de 2020, um estudo chamado “Adicionando Cannabis medicinal ao tratamento analgésico padrão para fibromialgia: um estudo observacional prospectivo” (tradução) conduzido por pesquisadores da Unidade de Reumatologia do Hospital Universitário Luigi Sacco, em Milão, analisou 102 pacientes com fibromialgia, dos quais 66 seguiram o tratamento por seis meses.
Os resultados publicados destacaram melhorias significativas na qualidade do sono (44% dos pacientes), ansiedade (42,4%) e depressão (50%). Quanto à dor, 47% dos participantes reduziram ou interromperam o uso de analgésicos.
Em 2020, um estudo clínico brasileiro chamado “Ingestão de óleo de Cannabis rico em THC em pessoas com fibromialgia: um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo” (tradução), publicado na Pain Medicine, corroborou a eficácia da Cannabis no tratamento da fibromialgia. Os participantes que utilizaram Cannabis relataram maior bem-estar, mais energia para atividades diárias e redução nos episódios de dor.
Os resultados destes estudos, juntamente com a crescente compreensão dos mecanismos subjacentes, sugerem que a Cannabis é uma ferramenta valiosa no arsenal terapêutico contra a fibromialgia, oferecendo uma nova perspectiva de esperança para aqueles que enfrentam os desafios diários desta síndrome.
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Referências:
Giorgi V, Bongiovanni S, Atzeni F, Marotto D, Salaffi F, Sarzi-Puttini P. Adding medical cannabis to standard analgesic treatment for fibromyalgia: a prospective observational study. Clin Exp Rheumatol. 2020 Jan-Feb;38 Suppl 123(1):53-59. Epub 2020 Feb 5. PMID: 32116208.
Chaves C, Bittencourt PCT, Pelegrini A. Ingestion of a THC-Rich Cannabis Oil in People with Fibromyalgia: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Clinical Trial. Pain Med. 2020 Oct 1;21(10):2212-2218. doi: 10.1093/pm/pnaa303. PMID: 33118602; PMCID: PMC7593796.
Habib G, Artul S. Medical Cannabis for the Treatment of Fibromyalgia. J Clin Rheumatol. 2018 Aug;24(5):255-258. doi: 10.1097/RHU.0000000000000702. PMID: 29461346.
Negar o acesso a Cannabis é negar o alívio de sintomas debilitantes e qualidade de vida.