Entenda o que é o sistema Endocanabinoide (SEC), este fascinante rede de comunicação interna em nosso corpo e sua relação intima com a Cannabis.

Entenda o que é o Sistema Endocanabinoide (SEC), esta fascinante rede de comunicação interna em nosso corpo, que desempenha um papel crucial na manutenção do equilíbrio e da estabilidade, conhecidos como homeostase.

Nesta matéria vamos explorar as incríveis funções do sistema endocanabinoide, destacando como ele influencia diversas áreas da fisiologia humana, e a relação direta com a Cannabis.

Este complexo sistema, até então pouco conhecido, foi descoberto em um período de 25 anos de estudos, entre 1988 à 2013, e até hoje tem ganhado crescente atenção da comunidade científica, devido ao seu papel multifuncional em resposta a fatores internos e externos.

Ele desempenha um papel fundamental na manutenção da homeostase, um delicado equilíbrio interno do corpo. Em resposta a diversos desafios, sejam eles de origem interna ou externa, o SEC é ativado, desencadeando uma complexa interação entre seus principais elementos: Endocanabinoides, Receptores e Enzimas. ‌

O SEC revela-se como um intrincado conjunto de componentes essenciais, desempenhando papéis distintos para manter a harmonia interna do organismo.

Atendemos o Brasil todo por telemedicina.

AGENDE SUA CONSULTA

Endocanabinoides:

São moléculas, produzidas pelo próprio corpo, denominadas Anandamida (AEA) e o 2-araquidonoilglicerol (2-AG). Elas desempenham a crucial função de modular as atividades do sistema nervoso central, contribuindo para a regulação fina de respostas a estímulos variados. Os canabinoides presentes na Cannabis são muito semelhantes e podem suprir as carências de AEA e 2-AG do nosso organismo.

Receptores:

Os receptores do SEC, divididos principalmente em CB1 e CB2, desempenham papéis distintos e complementares, eles são ativados pelos endocanabinoides, assim como pelos canabinoides (CBD, THC...). Os receptores CB1, ao serem ativados, exercem sua influência especial no sistema nervoso central, enquanto os receptores CB2 são encontrados no sistema nervoso periférico, com ênfase em células imunológicas. Porém também agem nos órgãos, vísceras, gônodas, ossos e pele.

‌Enzimas:

Para completar o ciclo funcional do SEC, entram em cena as enzimas. A amida hidrolase de ácido graxo (FAAH) e a proteína monoacilglicerol lipase (MAGL) desempenham um papel vital, decompondo os endocanabinoides uma vez cumprida sua função reguladora. Esse processo de decomposição é crucial para assegurar que o SEC possa responder de maneira dinâmica e eficiente, adaptando-se continuamente às demandas do organismo.

‌‌ Ao adentrarmos o intrigante campo da interação entre o sistema endocanabinoide (SEC) e a Cannabis, destacamos a importância dos canabinoides na ativação deste sistema. Os compostos encontrados na Cannabis, desempenham um papel crucial na regulação do SEC, suas interações dinâmicas com os receptores do SEC contribuem de maneira notável para a homeostase, demonstrando potenciais benefícios terapêuticos. A influência desses canabinoides não endógenos destaca a capacidade da Cannabis de modular as respostas do corpo, oferecendo uma perspectiva única sobre seus efeitos positivos na saúde.

Ao compreender a grande interação entre esses componentes, desvendamos as sofisticadas engrenagens que impulsionam o sistema, oferecendo uma visão aprofundada sobre como ele influencia e regula uma variedade de funções corporais, desempenhando funções como por exemplo:

Sistema Cardiovascular, Digestivo e Metabolismo:

  • Contribui para o funcionamento adequado desses sistemas.

Fígado, Sistema Nervoso e Sistema Reprodutivo:

  • Desempenha papel na regulação desses órgãos e sistemas.

Regulação do Humor, Aprendizagem e Memorização:

  • Influência de processos psicológicos como humor e cognição.

Ciclos de Sono-Vigília e Sensações de Fadiga e Apetite:

  • Participa na regulação desses aspectos do corpo.

Formação Muscular, Remodelação e Crescimento Ósseo:

  • Contribui para o desenvolvimento físico.

Saúde da Pele:

  • Recentemente descoberto, o SEC responde a estímulos externos e internos para manter a saúde da pele.

Resposta à Dor Crônica e Inflamação:

  • Intimamente ligado à reação do corpo contra a dor crônica e processos inflamatórios.

Estas informações resumem a importância deste sistema em nosso organismo, e revela o motivo pelo qual os canabinoides possuem tantas propriedades benéficas a nossa saúde, e podem tratar tantas condições diferentes com tamanha efetividade, sem lesar nenhum órgão ou trazer prejuízos a longo prazo.

Referências:

Il sistema endocannabinoide: cos'è e quali sono le sue funzioni

Especial CBG

Conheça 5 benefícios do CBG e entenda o porque ele é tão importante para inúmeras condições..

Leia mais