Veja o estudo de caso de uma paciente idosa com dores neuropáticas intensas, que encontrou alivio na Cannabis e pode reduzir os medicamentos químicos.
A dor neuropática é um tipo de dor crônica que ocorre devido a uma lesão ou disfunção no sistema nervoso, seja no nível dos nervos periféricos, medula espinhal ou cérebro. Ao contrário da dor nociceptiva, que resulta de uma lesão ou inflamação nos tecidos, a dor neuropática é causada por um problema no próprio sistema nervoso.
Um estudo de 2023 chamado “Poupança de medicamentos após o início do uso de Cannabis medicinal: um estudo de caso de um paciente com dor crônica no Projeto Twenty21” (tradução), realizou o acompanhamento de uma paciente de 61 que sofria de intensas dores neuropáticas causado por uma cirurgia de tendinite realizada em 2002.
Desde então a paciente fazia uso da Pregabalina, um medicamento antiepiléptico e anticonvulsivante utilizado no tratamento desse tipo de dor, um medicamento com diversos efeitos colaterais, principalmente quando usado a longo prazo, uma experiência comum a muitos pacientes de dor crônica.
Tentou diversos medicamentos para aliviar sua dor por 17 anos, até que em 2021 a paciente foi inscrita para um programa de Cannabis medicinal e começou seu tratamento com um óleo contendo tanto CBD como THC.
O estudo relata que no período entre setembro de 2021 e janeiro de 2022, a paciente aumentou seu óleo de Cannabis, e assim ela conseguiu reduzir sua Pregabalina de 300 mg para 37,5 mg de dose diária total.
Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.
A paciente relatou perda auditiva , sonolência, zumbido, confusão e agravamento da ansiedade, provavelmente como resultado do uso prolongado de Pregabalina, os pesquisadores disseram que “É possível que esta paciente possa finalmente interromper o tratamento com Pregabalina, após mais de 17 anos, graças à Cannabis terapêutica que controla sua dor."
“Tenho neuropatia periférica há mais de 17 anos e tentei todos os tipos de medicamentos e tratamentos (tradicionais e alternativos), muitos para mencionar, mas incluem infusões de cetamina e até mesmo experimentei duas vezes um estimulador da medula espinhal. Nada chegou perto do alívio da dor que obtive com a Cannabis (...) Eu tenho lutado contra efeitos colaterais da medicação e também crises de depressão nos primeiros dias do meu diagnóstico. Meu humor sempre foi, compreensivelmente, afetado devido à dor constante, mas agora eu tenho muito pouca dor de ruptura. Eu sou capaz de fazer o dobro do que era capaz de fazer – agora eu sou muito mais ativa!”, relatou a própria paciente.
Segundo o relato do estudo, a paciente sente que "recebeu uma segunda chance de vida" e seu marido a descreveu como "uma nova mulher", após somente 4 meses de tratamento.
Os autores do estudo concluem destacando os benefícios potenciais dos produtos medicinais à base de Cannabis para tratar a dor crônica, “nosso estudo de caso indica o valor de incluir evidências do mundo real ao avaliar os benefícios e a segurança dos produtos medicinais à base de Cannabis”.
-
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Referências:
Sunderland P, Nutt DJ, Schlag AK. Economia de medicamentos após o início do uso de Cannabis medicinal: Um estudo de caso de um paciente com dor crônica no Projeto Twenty21. Drug Science, Policy and Law . 2023;9. doi: 10.1177/20503245231157489
Na última quinta-feira, dia 16/03, o presidente Lula recebeu de presente uma cartilha do deputado Goura Nataraj sobre a importância da regulamentação da Cannabis no país...