Enquanto o álcool é responsável por 2,8 milhões de mortes por ano no mundo, sendo 100 mil delas só no Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso da Cannabis não registra nenhuma.
E para abordar o tema, o estudo intitulado "Avaliação comparativa de risco de álcool, tabaco, maconha e outras drogas ilícitas usando a abordagem de margem de exposição"(tradução), em comparação com outras substâncias, a Cannabis é uma das mais seguras, seu uso é incapaz de trazer danos ao nosso organismo. Enquanto que o álcool foi apontado como a substância mais perigosa em termos de risco de morte.
Verificou-se também que uma pequena quantidade de álcool já pode ser prejudicial, enquanto a Cannabis apresenta uma margem de segurança muito maior.
Além disso, foi observado que o álcool é a droga mais perigosa quando se considera a relação entre a dose de consumo e o limite de segurança, seguido pelo tabaco, cocaína e outras drogas, e não existe registro de overdose por Cannabis em toda história.
O estudo também comparou a segurança da Cannabis com outras drogas ilícitas, e mostrou que a planta é significativamente menos perigosa do que essas substâncias. Mas para alguns grupos de pessoas (esquizofrênicos ou com pré-disposição, cardiopatas instáveis, gestantes, lactantes, adolescentes até 18 anos) é fundamental ter muita cautela em relação ao THC, pois os efeitos adversos incluem ansiedade, pânico, taquicardia e queda de pressão.
Então é fundamental conhecer o próprio organismo, entender e respeitar suas limitações e adequar o uso para um canabinoide como o CBD, que não apresenta nenhum risco para estes grupos.
Cláudia Rodrigues é uma renomada atriz brasileira conhecida por seu talento e habilidade em interpretar comédia. Ela nasceu em 7 de junho de 1970, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.....