De acordo com um estudo de 2022 publicado no portal Mary Ann Libert, certas práticas não medicamentosas, em particular os exercícios físicos, podem aumentar a atuação do Sistema do Endocanabinoide (SEC). O sistema endocanabinoide é o responsável pelo controle do bem estar do nosso organismo, incluindo a regulação do metabolismo e as respostas ao estresse.
Seguindo a linha do estudo citado, a Systematic Review and Meta-Analysis on the Effects of Exercise on the Endocannabinoid System, após a prática de atividades físicas de várias modalidades (corrida, ciclismo, …) os níveis de canabinóides sintetizados pelo nosso organismo aumentou significativamente.
Isso nos mostra que existe uma íntima relação entre a prática de exercícios e a regulação do nosso sistema endocanabinoide, e logo com a regulação do nosso organismo também.
Além disso, podemos afirmar que o SEC é capaz de contribuir com os efeitos benéficos sentidos após a atividade, incluindo reduções na dor e ansiedade e melhorias no funcionamento cognitivo e no humor.
Portanto, o exercício físico pode atuar como um tratamento, que não utiliza medicamento, promissor para uma variedade de distúrbios relacionados ao estresse que podem se beneficiar da atuação do nosso sistema endocanabinoide.
Desai, S., Borg, B., Cuttler, C., Crombie, KM, Rabinak, CA, Hill, MN, & Marusak, HA (2021). Uma revisão sistemática e meta-análise sobre os efeitos do exercício no sistema endocanabinóide. Pesquisa de cannabis e canabinóides
Watkins, BA (2018). Endocanabinóides, exercício, dor e um caminho para a saúde com o envelhecimento. Aspectos Moleculares da Medicina , 64 , 68-78
O THC (delta-9-tetrahidrocanabinol) é um dos fitocanabinoides encontrados na planta Cannabis Sativa. Conhecido popularmente pelo seu efeito psicoativo, porém possui propriedades medicinais muito significativas, sendo aplicado...
Santa Planta Medicina Canabinoide © 2021 todos os direitos reservados