Especial Alzheimer

Saiba tudo do melhor tratamento para condições neurodegenerativas.

Especial de perguntas e respostas mais completo, do tratamento mais completo para condições neurodegenerativas no geral, inclusive o Alzheimer. Veja abaixo e continue sua leitura no nosso site, saiba tudo sobre o tratamento.

Qualquer pessoa com Alzheimer, demência ou síndromes neurodegenerativas podem realizar o tratamento? É fácil comprar?

Sim, qualquer pessoa que possua os sintomas relacionados a estas condições podem ser tratadas com canabinoides e integrativos, visando ficar apenas com eles e o mínimo de químicos possíveis.

A compra é bem tranquila, basta realizar a consulta, conosco se desejar, e receber as orientações de compra, e comprar pelo celular mesmo, ou pelo computador.  Toda burocracia necessária é facilitada através do suporte pós-consulta.

Necessita de acompanhamento? Existem contraindicações ou interações medicamentosas?

Sim, o acompanhamento é fundamental, pois existe um passo a passo a ser seguido, bem diferente dos tratamentos convencionais pois é personalizado, de acordo com o quadro clínico geral do paciente, pois através de fórmulas integrativas é possível tratar o paciente 360º.

Existem contraindicações, que podem ser ajustadas para permitir o uso em boa parte dos casos e existem diversas interações medicamentosas, mas que médicos (as) experientes podem dar todo suporte e propor desmames ou diminuição de doses.

Qual é o medicamento e quais compostos da Cannabis são indicados para o tratamento do Alzheimer?

O medicamento mais indicado é o óleo sublingual, por sua elevada taxa de absorção, mas também existem opções de cápsulas, porém a absorção no organismo é muito inferior ao óleo sublingual, isso por que o caminho percorrido  pelo medicamento até a corrente sanguínea, é bem maior pela via gastrointestinal do que pela sublingual.

E o composto mais efetivo para neurogênse é sem dúvidas é o THC, mas ele não pode ser administrado de forma isolado é preciso que tenha outros compostos em conjunto para segurança do paciente. A união de compostos como o CBD, CBG e CBN, onde o médico irá avaliar o quadro clínico total do paciente e indicar a melhor proposta de tratamento, pois sabemos que a fibromialgia não se resume apenas à dor, são diversos sintomas envolvidos.

Quer tirar as suas dúvidas com um médico prescritor?

Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.

Agende sua consulta

Existe apenas 1 tipo de óleo sublingual? Qual o mais indicado?

Existem 3 tipos de óleo de CBD, o Full Spectrum (feito com a planta toda, contendo até 0,3% do THC), o Broad Spectrum (feito com a planta toda, exceto com o THC) e o isolado (somente o composto em questão e nada mais).

O 2 mais indicados são o Full Spectrum e o Broad Spectrum, mas nunca o isolado, a não ser que o médico indique óleos separados dos compostos necessários para agregar a outro Full ou Broad Spectrum, por exemplo.

Isso por que as versões isoladas contêm apenas um composto, e perde-se o “efeito comitiva” dos óleos feitos da planta toda, ou seja, ocorre a interação entre todos os compostos (canabinoides, flavonoides e terpenos) e os resultados são potencializados em até 4x.

Como é realizado o tratamento, por quanto tempo, qual a dose, quanto tempo leva para fazer efeito..?

O tratamento é de uso diário, por tempo indeterminado e cada organismo necessita de uma dose, ou seja, é totalmente personalizado, segue com acompanhamento até encontrar a dose ideal (estabilidade dos sintomas). Também é necessário controlar efeitos adversos e cuidar das interações medicamentosas, por isso o acompanhamento médico especializado em canabinoides, é fundamental.

O seu tempo de ação é lento e os efeitos são graduais, levam em média 3 meses para resultados mais expressivos, podendo chegar à 4 meses para organismos mais resistentes, mas varia muito a cada caso e por isso é muito importante ter um acompanhamento, para que não haja falhas durante o tratamento que coloque tudo a perder .

Qualquer pessoa pode realizar o tratamento? Tem alguma restrição?

Praticamente todos, desde que tenha acompanhamento médico, pois de forma geral qualquer patologia necessita que o paciente seja observado, pois muitos fazem uso de medicamentos químicos que interagem com a Cannabis e precisam de manejo.

E no caso das condições neurodegenerativas, o composto THC é bem importante, pois ele é um potente neuroprotetor, o mais potente presente na Cannabis, e este canabinoide contém alguns efeitos adversos que necessitam precaução, além de apresentar restrições para grupos de risco como portadores de cardiopatias instáveis, gestantes e lactentes, esquizofrênicos ou com tendência a esquizofrenia, pacientes com síndrome do pânico, idosos e adolescentes de 12 a 18 anos. O CBG também exerce importantes efeitos neuroprotetores e auxiliam grandemente estas condições.

Mas o médico especializado em endocanabinologia terá condições de indicar a melhor linha de tratamento e os cuidados especiais para o paciente, mesmo com limitações. Nosso médico além de especializado, professor de pós-graduação em Cannabis Medicinal, também é muito experiente em condições neurodegenerativas, podemos lhe ajudar.

O tratamento tem efeitos adversos?

Sim, mas não lesa nenhum órgão, como os tradicionais. Canabinoides como CBD, CBN ou CBG possuem pouquíssimos efeitos adversos, sendo eles mais atribuídos a moleza, sono ou diarreia, quando a pessoa alcança uma dose elevada e o veículo (óleo MCT na maioria dos casos) pode soltar o intestino. Já o THC possui efeitos adversos de maior atenção, como taquicardia, ansiedade, pânico, boa seca, hipotensão.. Mas estes efeitos podem ser equilibrados com o uso do CBD, que é considerado o “antídoto” dos efeitos adversos do THC, e por este motivo é fundamental o acompanhamento médico especializado, para livrar o paciente de qualquer perigo eminente.

É preciso parar os medicamentos em uso para iniciar o tratamento canabinoide?

Não, nem é indicado, pois sabemos que os medicamentos químicos possuem efeitos colaterais de retirada de forma abrupta. Então, como o tratamento canabinoide é lento e gradual, deve-se esperar 3 meses ao menos para iniciar o processo de desmame dos outros medicamentos. E isso é muito importante, uma vez que os canabinoides tem potencial de substituir os medicamentos convencionais e se tornarem os protagonistas do tratamento. Ou seja, chega um momento que o tratamento poderá ser realizado somente com os canabinoides e com medicamentos e suplementos naturais e integrativos, além das práticas integrativas que são sempre indicadas.

É muito caro o tratamento? Onde posso comprar, o que devo fazer para ter acesso ao medicamento, quais os passos… ?

Hoje não é mais considerado um tratamento caro, inviável, mas já foi com certeza. Mas como houve um aumento muito elevado na demanda, a resposta foi o aumento da oferta, surgiram diversas marcas, e consequentemente uma variedade de tipos de produtos e preços.

Antes o acesso era praticamente só por importação, mas hoje existem associações no Brasil que produzem e vendem o medicamento, e existem diversas opções nas farmácias também (apesar de ser a última opção que indicamos devido menor custo-benefício).

O ideal é sempre perguntar pelo melhor custo-benefício, prestar atenção na composição, se é full ou broad spectrum ou se é isolado, primeiro ponto. Segundo, qual a concentração de canabinoides por ml e também qual volume do frasco (quantos ml), porque quanto maior a concentração por ml mais forte será o medicamento e menos quantidade de medicamento será necessário para estabilidade do paciente.

Para ter acesso ao medicamento é necessário realizar a consulta médica, receber as orientações detalhadas do tratamento, a prescrição médica (receita) e em alguns casos o relatório ou laudo médico. Durante a consulta o médico apresenta as opções de medicamento (tipo, concentração, volume do frasco, marcas..) e geralmente, após a consulta, a equipe do médico orienta onde encontrar o medicamento indicado e auxilia nas dúvidas para que não haja nenhuma dificuldade para o acesso.

Outra forma de acesso muito relevante para o paciente é a judicialização do seu tratamento, ou seja, mover uma ação contra o SUS ou os planos de saúde, para que seja disponibilizado o tratamento completo por cada qual (SUS ou plano de saúde). Para isso o paciente precisa ter o histórico da patologia comprovada através de laudos médicos (laudo diagnóstico da fibromialgia), um laudo do médico prescritor da cannabis contextualizando a necessidade do tratamento e argumentando as comprovações da efetividade do tratamento, a receita dos medicamentos canabinoides necessários para o tratamento e um bom advogado (a) especializado na área da saúde para recorrer judicialmente os medicamentos.

Para comprar é muito burocrático? É demorado? No caso dos importados eu pago em dólar ou reais, posso parcelar…?

Nada burocrático mas exige alguns passos e documentos, principalmente nas associações e importadoras, já nas farmácias não difere dos demais medicamentos convencionais, somente o tipo da receita que muda, nas farmácias é necessário receita controlada azul ou amarela, já nas outras opções não, somente a receita simples.

Nas associações é necessário se associar, preencher um cadastro, anexar documentos (tudo on-line) e algumas cobram anuidade. Após aprovado cadastro já é possível realizar a compra por meio da plataforma (site) e aguardar o recebimento em casa.

No caso das importadoras é necessário a autorização da Anvisa, que hoje é um processo hiper fácil e rápido, podemos dizer instantâneo para os medicamentos autorizados. Em seguida já é possível realizar a compra através dos representantes (assessoria) dos medicamentos no Brasil. Isso tudo pode ser feito pelo celular, na verdade o responsável pela compra pode apenas entrar em contato com a assessoria do marca do óleo, que eles já fazem tudo, desde o cadastro e autorização da Anvisa até o pedido. Depois basta aguardar em casa o medicamento, que pode levar em torno de 7 a 20 dias, dependendo da importadora.

E depois que recebo o óleo, é necessário ter uma acompanhamento para realizar o tratamento? E se eu tiver dúvidas?

Sim, é fundamental o acompanhamento durante o tratamento, para que seja realizado de forma correta, pois como o tratamento canabinoide se difere muito dos convencionais, é de suma importância o acompanhamento médico. Pois o problema não é apenas usar de forma correta, e sim o esclarecimento de todas as dúvidas em relação às interações, inserção ou retirada de outros medicamentos, efeitos adversos, intervalos de uso, e muitas outras dúvidas que surgem ao longo do tratamento (ainda mais por seus resultados serem lentos e graduais) ter uma equipe disponível é muito importante.

E por fim, o que podemos esperar do tratamento canabinoide para condições neurodegenerativas?

Os resultados da prática clínica resumem em “qualidade de vida para o paciente e para toda a família envolvida diretamente com a patologia”.  Não apenas os resultados clínicos, os depoimentos dos pacientes, mas os estudos científicos também. Pois os canabinoides agem em diversos aspectos da patologia, estabilizando diversos sintomas como agitação, apatia, irritabilidade, distúrbios do sono, distúrbios alimentares, comportamentos agressivos físicos e verbais, diminuição do comprometimento cognitivo, dor, ansiedade, depressão, disposição.. Sem dúvidas, o paciente que realiza o tratamento da forma correta e não desisti, atinge resultados nunca antes alcançados com os medicamentos convencionais.

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá te explicar sobre como funciona o tratamento e oferecer todo o suporte que você precisa.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

"O Maguila está muito ligado, coisa que não estava antes, e isso vem a partir do canabidiol"

José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila é um ex-lutador, diversas vezes campeão brasileiro...

Leia mais