Esclerose múltipla

Hoje, 30 de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM), e vamos apresentar os benefícios do tratamento canabinoide para a patologia.

A Esclerose Múltipla (EM) é uma condição neurológica crônica e autoimune, onde o sistema imunológico do corpo ataca erroneamente o sistema nervoso central, causando danos ao cérebro e à medula espinhal. Infelizmente não possui cura e se manifesta através de uma ampla gama de sintomas, dentre eles:

• Fraqueza muscular
• Desequilíbrio e tontura
• Problemas intestinais e da bexiga
• Fadiga extrema
• Dores nas articulações
• Alterações de humor, incluindo depressão

🌱Cannabis e Esclerose Múltipla:

Foram realizados mais de cem estudos relevantes envolvendo canabinoides e a EM, incluindo muitos ensaios clínicos.

As principais conclusões incluem a importância da modulação dos principais receptores canabinoides presentes no nosso organismo (CB1 e CB2), apresentando inúmeros benefícios, tais como:

✔ Redução da dor central e periférica
✔ Redução da Espasticidade
✔ Redução da inflamação
✔ Melhora da incontinência urinaria
✔ Melhora da insônia
✔ Melhor qualidade de vida

Atendemos o Brasil todo por telemedicina.

AGENDE SUA CONSULTA

Cláudia Rodrigues foi diagnosticada com esclerose múltipla, realizou o tratamento com canabinoides, indicado por Xuxa, obteve benefícios e a partir desse momento se tornou uma defensora da Cannabis Medicinal.

Montel Williams, ex-apresentador do talk show Montel Williams, foi diagnosticado com EM em 1999, usou Cannabis para ajudar a controlar seus sintomas, e hoje é defensor do tratamento.

Um estudo realizado na Dinamarca em 2021, com 28 pessoas, intitulado “Segurança e eficácia de óleos de cannabis medicinal em baixas doses na esclerose múltipla” (tradução) conclui que o tratamento com óleos de Cannabis foi seguro e bem tolerado, e resultou numa redução da intensidade da dor, espasticidade e distúrbios do sono em pacientes com EM.

Os 28 pacientes com EM foram tratados com óleos ricos em THC, ricos em CBD e combinados com THC+CBD, e foram acompanhados durante um período de titulação de quatro semanas. Os pacientes foram avaliados no início do tratamento, e após quatro semanas de tratamento.

Um outro estudo realizado com 115 pacientes nos Estados Unidos em 2021, intitulado “Padrões de uso medicinal de cannabis entre pacientes com diagnóstico de esclerose múltipla” (tradução), concluiu diversos benefícios da Cannabis medicinal nesta população de pacientes. Além disso, indicou que o uso de cannabis medicinal pode levar à redução ou descontinuação de vários tipos de medicamentos prescritos específicos para EM.

Cento e quinze indivíduos responderam a uma pesquisa de 36 perguntas que questionava aspectos do uso de cannabis, incluindo frequência de uso, efeitos sobre os sintomas, e mudanças no uso de medicamentos prescritos, bem como uma série de questões-chave.

O benefício geral do uso de cannabis foi relatado para transtornos de humor, insônia, sintomas sensoriais, incluindo dor, cãibras e espasmos musculares.

Em um outro estudo realizado no Canadá em 2022, com 344 pessoas, com o título “Uso medicinal de cannabis em canadenses com esclerose múltipla” (tradução), constatou que o uso de terapias à base de cannabis foi moderada a altamente eficaz no tratamento de vários sintomas associados à EM.

Um questionário anônimo foi distribuído aos participantes através de vários canais, e os resultados indicaram que a cannabis medicinal foi mais usada para tratar problemas de sono (84,2%), dor (80,0%) e espasticidade (68,4%).

Estes estudos são um caminho de esperança e alívio para os portadores da Esclerose Múltipla, pois além sinalizar benefícios, também asseguram qualidade de vida a todos.

-

Agende uma consulta com nosso médico e inicie seu tratamento canabinoide. Ele irá te orientar quanto ao tratamento e nossa equipe irá oferecer todo o suporte que você precisa.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

Referências:

https://bvsms.saude.gov.br/30-8-dia-nacional-de-conscientizacao-sobre-a-esclerose-multipla-3/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33387864/

S G, Hb S, K L, R T, Bs R, Ps S, F S, Ab O. Safety and efficacy of low-dose medical cannabis oils in multiple sclerosis. Mult Scler Relat Disord. 2021 Feb;48:102708. doi: 10.1016/j.msard.2020.102708. Epub 2020 Dec 30. PMID: 33387864.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33636612/

Guarnaccia JB, Khan A, Ayettey R, Treu JA, Comerford B, Njike VY. Patterns of Medical Cannabis Use among Patients Diagnosed with Multiple Sclerosis. Mult Scler Relat Disord. 2021 May;50:102830. doi: 10.1016/j.msard.2021.102830. Epub 2021 Feb 10. PMID: 33636612.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35382939/

Santarossa TM, So R, Smyth DP, Gustavsen DS, Tsuyuki DRT. Medical cannabis use in Canadians with multiple sclerosis. Mult Scler Relat Disord. 2022 Mar;59:103638. doi: 10.1016/j.msard.2022.103638. Epub 2022 Jan 29. PMID: 35382939.

CANNABIS E CÂNCER INFANTIL

Veja os benefícios da planta para a patologia.

Leia mais