Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Muitas pessoas acreditam que fumar a Cannabis estaria associado a um maior risco de desenvolver a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Entretanto, saiba que isso não é verdade. Hoje vamos utilizar estudos científicos que contestam essa afirmação.

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma condição pulmonar progressiva e de longo prazo que afeta principalmente os pulmões e as vias aéreas. Ela é caracterizada por uma obstrução persistente do fluxo de ar, o que dificulta a respiração e causa sintomas como:

  • Falta de ar
  • Tosse crônica
  • Produção excessiva de muco
  • Chiado no peito

A DPOC é uma doença progressiva, o que significa que os sintomas tendem a piorar ao longo do tempo. Nas fases avançadas da doença, as limitações respiratórias podem interferir significativamente na qualidade de vida, dificultando atividades diárias simples, como subir escadas ou caminhar distâncias curtas.

Sendo assim, para questionar a alegação de que o uso fumado da Cannabis implica no surgimento da DPOC, iremos analisar o estudo científico de 2023 intitulado “Impact of Marijuana Smoking on COPD Progression in a Cohort of Middle-Aged and Older Persons.”

Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, localizada em Los Angeles, conduziu um estudo investigativo sobre a conexão entre o consumo de Cannabis e o surgimento da DPOC em um conjunto de indivíduos idosos que haviam fumado ou já deixaram de fumar cigarros de tabaco.

Os resultados revelaram que tanto os indivíduos que já haviam fumado a planta no passado quanto aqueles que ainda a fumavam atualmente não apresentavam ligação com a evolução ou manifestação da DPOC. Mesmo entre aqueles com um risco clínico elevado de desenvolver a condição, não foi observada uma relação significativa entre o uso da Cannabis e a progressão da DPOC.

Atendemos o Brasil todo por telemedicina.

AGENDE SUA CONSULTA

Entretanto, vale lembrar que por mais que a combustão da Cannabis não tenha relação direta com a patologia ela não é a forma mais indicada para o uso medicinal da planta. A alta temperatura da combustão pode trazer alguns malefícios à saúde.

Por isso sempre recomendamos a vaporização, isto é, inalar os compostos por meio de uma vaporizador, no qual a planta é aquecida a uma temperatura controlada onde os seus fitocompostos são volatilizados (se tornam gás e são inalados), contudo bem abaixo da temperatura de combustão, processo no qual são produzidos compostos tóxicos prejudiciais à saúde.

A vaporização se mostra como uma via alternativa aos pacientes que usam cannabis medicinal pois ainda mantém as vantagens da inalação por vias pulmonares, isto é, rápida entrada na corrente sanguínea e de forma rápida.

Portanto, podemos perceber que por mais que a combustão da planta não seja a forma mais indicada, esse uso também não está associado ao surgimento da patologia.

___
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a cannabis. Ele irá te explicar sobre como funciona o tratamento e oferecer todo o suporte que você precisa.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

REFERÊNCIAS:

Barjaktarevic, I., Cooper, C. B., Shing, T., Buhr, R. G., Hoffman, E. A., Woodruff, P. G., ... & Tashkin, D. P. (2023). Impact of Marijuana Smoking on COPD Progression in a Cohort of Middle-Aged and Older Persons. Chronic Obstructive Pulmonary Diseases (Miami, Fla.).

Cannabis e Dor Crônica

Uma das grandes propriedades da Cannabis medicinal é o seu poder analgésico, muitos pacientes utilizam a planta para o tratamento de alguma dor. Recentemente foi divulgado um estudo trazendo evidências de...

Leia mais