Dia Nacional de Alerta a Doenças Reumáticas

No dia 30/10 é promovida a campanha do “Dia Nacional de Alerta a Doenças Reumáticas”, para chamar a atenção da sociedade para o reumatismo. Por conta disso, hoje vamos apresentar as principais informações sobre essas doenças e destacar o papel da cannabis no tratamento dessas condições.

O que são as Doenças Reumáticas?
Também conhecida como reumatismo as doenças reumáticas representam patologias inflamatórias que afetam o nosso sistema locomotor, atingindo os ossos, articulações, músculos, cartilagens e por aí vai. Existem centenas delas, as mais conhecidas são:

  • Artrose (osteoartrite)
  • Osteoporose
  • Fibromialgia
  • Gota
  • Tendinite
  • Artrite reumatoide
  • E muitas outras

De forma geral, em todas essas condições estão envolvidos fatores genéticos, comportamentais e questões autoimunes. Apesar de muitas pessoas acreditarem que essas doenças só acontecem em idosos, pessoas de todas as idades estão sujeitas a serem pacientes de um reumatismo.

Sinais
Existem alguns indícios que apontam o início de uma doença reumática, tais como:

Palma das mãos

  • Axilas
  • Dificuldade para se movimentar
  • Diminuição da flexibilidade da coluna
  • Limitação de movimentos diários
  • Dificuldade para escovar os dentes e/ou pentear o cabelo
  • Dor, inchaço e calor nas articulações

Sintomas
Podemos dizer que os sintomas mais comuns a essas patologias, são:

  • Dor, inchaço e calor nas articulações
  • Inflamação das articulações
  • Edemas
  • Dificuldade de locomoção
  • Inchaços
  • Rigidez nos músculos
  • Muita dor crônica

Se o reumatismo progredir para um estágio mais grave ele também pode causar danos para órgãos internos, como coração e rins, e pode levar à perda de movimento.


Cannabis no tratamento do Reumatismo
O sistema endocanabinoide (S.E.C) está diretamente relacionado à inflamação, sabemos que muitos receptores deste sistema estão presentes em células do sistema imune, tornando evidente que a regulação do S.E.C é fundamental para a saúde do organismo. (Falar dos receptores e do sistema imune fica mais difícil para a nossa persona entender)


De forma geral os canabinoides atuam contra o reumatismo de diferentes formas:

  • Diminuindo as inflamações
  • Controlando a dor
  • Aliviando tensões e relaxando os músculos
  • Auxiliando contra insônia
  • Proporcionando bem-estar

O conjunto de receptores do nosso Sistema Endocanabinoide (S.E.C) é capaz de modular o processo inflamatório do organismo como um todo, sendo de fundamental importância para estabilizar as doenças reumáticas.

Quer tirar as suas dúvidas com um médico prescritor?

Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.

Agende sua consulta

O CBD (canabidiol) já se provou eficaz na redução da resposta autoimune, ou seja, o composto evita que estruturas do nosso sistema de defesa ataquem as nossas células, como ocorre nas patologias reumáticas.

Já o THC (delta-9-tetrahidrocanabinol) se apresenta como um potente anti-inflamatório e analgésico, assim como os canabinoides Delta-8-THC, CBG e CBN.

Estudos científicos

Em um estudo feito na Alemanha, em 2006, com o título "Delta-9-THC based monotherapy in fibromyalgia patients on experimentally induced pain, axon reflex flare, and pain relief" disponível no Current Medical Research and Opinion, os autores afirmaram que o THC reduziu significativamente a dor em pacientes com fibromialgia.

Enquanto que na pesquisa, de 2011, chamada "Cannabis use in patients with fibromyalgia: effect on symptoms relief and health-related quality of life" publicada no PubMed, os resultados revelaram os efeitos da cannabis no alívio da dor e na redução da rigidez muscular em pacientes acometidos com fibromialgia.

Um outro estudo intitulado “Cannabis and Cannabinoids in the Treatment of Rheumatic Diseases” publicado no PubMed em 2020, revelou que os compostos da cannabis além de possuírem ação analgésica, eles também possuem efeito imunomodulador, isto é, participam da regulação do sistema imunológico mantendo seu equilíbrio. Esses efeitos medicinais são super importantes para as doenças reumáticas.

Em uma terceira investigação de 2018 com o título “Cannabis e articulações: evidências científicas para o alívio da dor da osteoartrite por canabinóides” publicada no PubMed, foi afirmado que a modulação do sistema endocanabinoide feita por meio do uso dos canabinoides foi capaz de reduzir os quadros de dores crônicas associadas a artrose.

Nesta matéria vimos o quanto uma doença reumática reduz a qualidade de vida das pessoas e como a Cannabis exerce um papel fundamental para estabilizar os sintomas e permitir que o paciente possa viver com dignidade e bem-estar.

____

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

REFERÊNCIAS:

Gonen T, Amital H. Cannabis and Cannabinoids in the Treatment of Rheumatic Diseases. Rambam Maimonides Med J. 2020 Jan 30;11(1):e0007. doi: 10.5041/RMMJ.10389. PMID: 32017684; PMCID: PMC7000161.

O'Brien M, McDougall JJ. Cannabis and joints: scientific evidence for the alleviation of osteoarthritis pain by cannabinoids. Curr Opin Pharmacol. 2018 Jun;40:104-109. doi: 10.1016/j.coph.2018.03.012. Epub 2018 Apr 7. PMID: 29635215.

Fiz J, Durán M, Capellà D, Carbonell J, Farré M. Cannabis use in patients with fibromyalgia: effect on symptoms relief and health-related quality of life. PLoS One. 2011 Apr 21;6(4):e18440. doi: 10.1371/journal.pone.0018440. PMID: 21533029; PMCID: PMC3080871.

Schley M, Legler A, Skopp G, Schmelz M, Konrad C, Rukwied R. Delta-9-THC based monotherapy in fibromyalgia patients on experimentally induced pain, axon reflex flare, and pain relief. Curr Med Res Opin. 2006 Jul;22(7):1269-76. doi: 10.1185/030079906x112651. PMID: 16834825.

Terpenos. O que são? 

Uma grande variedade de plantas produzem naturalmente terpenos, também chamados de terpenoides. Na cannabis, os terpenos são como a marca registrada de cada variedade da planta, apresentando diferentes sabores e aromas

Leia mais