Dia Mundial do Doador de Sangue
Mas afinal, quem pode doar sangue?
Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue e estamos também no "Junho Vermelho", uma campanha nacional que ocorre durante o mês de junho, com o objetivo de conscientizar e incentivar a doação de sangue. Durante este período, diversas iniciativas são promovidas para destacar a importância da doação de sangue e aumentar o estoque nos hemocentros e bancos de sangue em todo o país.
Mas afinal, quem faz uso da Cannabis medicinal pode doar sangue?
Sim, no Brasil, pessoas que fazem uso medicinal da Cannabis podem doar sangue, mas existem algumas considerações e orientações específicas que devem ser seguidas. Para aqueles que utilizam produtos com tetrahidrocanabinol (THC), é aconselhável aguardar 12 horas antes de doar sangue. No caso de outras substâncias, como o CBD, não há restrições.
Um estudo chamado “Farmacocinética e Farmacodinâmica dos Canabinoides” (tradução), analisou a absorção dos canabinoides e seus mecanismos, revelou que após a ingestão oral os canabinoides atingem seu ápice de concentração no sangue por volta de 2 horas, e seus efeitos duram cerca de 12 horas após o consumo, a depender da dose e do efeito específico.
Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.
Sendo assim, para ser elegível para a doação de sangue no Brasil, é necessário:
Estar em boa saúde geral;
Apresentar um documento oficial de identidade com fotografia;
Ter uma idade entre 16 e 69 anos, com menores de 18 anos acompanhados pelos pais ou responsável legal;
Ter um peso mínimo de 50 kg, descontando o peso das roupas;
Ter idade máxima de 60 anos para a primeira doação;
Não estar em jejum, evitando alimentos gordurosos;
Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
Não ter consumido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.
Em suma, o "Junho Vermelho" é mais do que uma simples campanha; é um lembrete do poder que temos de fazer a diferença na vida de outras pessoas através de um gesto tão simples, mas tão significativo como a doação de sangue.
-
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Referências:
Grotenhermen, F. (2003). Farmacocinética e Farmacodinâmica dos Canabinóides. Farmacocinética Clínica , 42, 327-360. https://doi.org/10.2165/00003088-200342040-00003 .
Pacientes de Cannabis podem doar sangue?
Quem fuma maconha pode doar sangue?
Doação de Sangue
Hoje é o Dia Mundial da Artrite Reumatóide e vamos compartilhar com você estudos que confirmam o potencial do tratamento canabinoide para patologia. ...