O Dia Mundial do Alzheimer é uma campanha internacional promovida pela instituição Alzheimer’s Disease International (ADI), organização que congrega a Associação Brasileira de Alzheimer, a Federação Brasileira das Associações de Alzheimer e todas as associações de Alzheimer do mundo. O intuito da ação é trazer mais visibilidade para a causa.
A proposta se concentra em incentivar, por meio da data, a discussão e a curiosidade da sociedade acerca do assunto, visto que ainda há muitos estigmas a respeito dessa patologia tornando ainda mais necessário o evento.
No Brasil, estima-se que existam 1,2 milhão casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico, e no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas são diagnosticadas com a Doença de Alzheimer.
Os fitocanabinoides possuem ação comprovada na neuroproteção, anti-inflamatória e antioxidante em várias regiões cerebrais. Mais especificamente o THC (delta-9-tetrahidrocanabinol) demonstrou ser eficaz em promover a neurogênese (síntese de novos neurônios) no cérebro.
Mas o THC nunca deve ser administrado de forma isolada, é sempre indicado o CBD pra o equilíbrio dos possível efeitos colaterais e para somar no tratamento como aponta o estudo publicado na revista científica Research, Society and Development. Este estudo mostrou evidências de que o canabidiol (CBD), também é uma alternativa terapêutica para os pacientes, uma vez que, ele se provou capaz de conferir recuperação da memória, melhora na cognição e no comportamento.
E para confirmar essas evidências podemos citar os resultados clínicos de diversos casos, como o famoso exemplo do senhor Ivo Suzin, paciente diagnosticado com a patologia aos 52 anos e que apresentou uma progressão rápida dos sintomas, tornando-o totalmente independente de terceiros.
A partir do início do tratamento com a cannabis, o sr. Ivo obteve melhoras impressionantes em seus sintomas, trazendo felicidade e bem estar para dentro de casa. Hoje, existe até uma associação em sua homenagem, chamada "Curando Ivo" com o propósito de facilitar aos pacientes o acesso ao tratamento com a cannabis.
Outro caso de destaque é o do Walter Selani, outro paciente que teve seu caso acompanhado pelo Viva Bem, do portal UOL, ele esta em estágio de evolução da doença e apresentava comportamentos agressivos. Após o começo da terapia com a cannabis, Walter passou a interagir mais, reconhecer seus familiares e se comunicar melhor.
Agende uma consulta com nosso médico especialista e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
21/09 - Dia Mundial da Doença de Alzheimer e Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/21-9-dia-mundial-da-doenca-de-alzheimer-e-dia-nacional-de-conscientizacao-da-doenca-de-alzheimer/. Acesso em: 14 de setembro de 2022
Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer - 21 de setembro. Centro de Referência em Atenção à Saúde - CRAS, 21 de setembro de 2020. Disponível em: https://www.ufpb.br/cras/contents/noticias/dia-mundial-de-conscientizacao-sobre-a-doenca-alzheimer-21-de-setembro. Acesso em: 14 de setembro de 2022
Santos, VRT, de Aquino Santos, R., de Melo Guedes, JP, & de Andrade, MC (2022). O uso da cannabis no tratamento do Alzheimer. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , 11 (7), e28711729889-e28711729889
Carvalho, Priscila. Idosos tratam Alzheimer com maconha; eficácia divide opiniões de médicos. VivaBem - UOL, 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/02/04/idosos-tratam-alzheimer-com-maconha-eficacia-divide-opiniao-de-medicos.htm. Acesso em: 14 de setembro de 2022
Bruno, Marcus. Liminar autoriza família de seu Ivo, portador de Alzheimer, a plantar maconha em Goiás. Sechat, 2020. Disponível em: https://sechat.com.br/liminar-autoriza-seu-ivo-portador-de-alzheimer-a-cultivar-maconha-em-goias/. Acesso em: 14 de setembro de 2022
https://curandoivo.org.br
Uma grande variedade de plantas produzem naturalmente terpenos, também chamados de terpenoides. Na cannabis, os terpenos são como a marca registrada de cada variedade da planta, apresentando diferentes sabores e aromas