Hoje é o Dia Mundial da Alergia e vamos apresentar alguns estudos que apontam os benefícios da planta para algumas condições.
A alergia pode ser basicamente definida como uma reação exagerada do sistema imunológico a substâncias que geralmente são inofensivas para a maioria das pessoas, conhecidas como alérgenos. Quando uma pessoa alérgica entra em contato com um alérgeno, o sistema imunológico reage de forma excessiva, desencadeando uma série de reações.
Existem diversos tipos de alergias, classificadas principalmente pelo tipo de alérgeno que desencadeia a reação. Os principais tipos são respiratória, alimentar, medicamentosa, dermatite e etc…
Por volta de 1880 o uso medicinal da Cannabis ainda era bastante comum, um famoso formulário médico da época indicava a Cannabis "para aliviar os sintomas dos mais graves ataques de Asma, Tosse nervosa, Rouquidão....” Esses produtos eram chamados de "cigarros índios" porque eram feitos com Cannabis indica, uma variedade de maconha.
Hoje sabemos que a Cannabis não necessariamente possui um efeito antialérgico direto, mas pode ter impacto positivo na regulação do sistema imunológico, podendo aliviar alguns quadros alérgicos respiratórios e principalmente pelo uso tópico em dermatites pela sua capacidade anti-inflamatória.
Um estudo chamado “Cannabis medicinal em pacientes asmáticos.” (tradução), realizou uma revisão sistemática sobre o impacto da Cannabis medicinal em pacientes com asma. O estudo confirmou um efeito já conhecido da Cannabis, que é a capacidade broncodilatadora das vias aéreas e anti-inflamatória em pacientes asmáticos.
É claro que, efeitos nocivos nos pulmões podem existir por conta da combustão, em uso recreativo, como por exemplo irritação das vias aéreas e o desenvolvimento de sintomas de bronquite crônica, mas apesar disso, por outras vias de administração, por outras vias de administração, possui alguns benefícios para pacientes asmáticos.
Outro estudo chamado “Atenuação da dermatite alérgica de contato através do sistema endocanabinoide” (tradução), revelou que o sistema endocanabinoide desempenha um papel protetor na dermatite alérgica de contato, sugerindo-o como um alvo potencial para intervenção terapêutica.
-
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone WhatsApp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Referências:
Chernoviz PLN. Formulário e guia médico. 13Ş edição devidamente argumentada e posta a par da Sciencia. Paris: Livraria de A. Roger & F. Chernoviz, 1888.
Jarjou’i, A., & Izbicki, G. (2020). Medical Cannabis in Asthmatic Patients.. The Israel Medical Association journal : IMAJ, 22 4, 232-235 .
Karsak, M., Gaffal, E., Date, R., Wang-Eckhardt, L., Rehnelt, J., Petrosino, S., Starowicz, K., Steuder, R., Schlicker, E., Cravatt, B., Mechoulam, R., Buettner, R., Werner, S., Marzo, V., Tüting, T., & Zimmer, A. (2007). Attenuation of Allergic Contact Dermatitis Through the Endocannabinoid System. Science, 316, 1494 - 1497.
Attenuation of Allergic Contact Dermatitis Through the Endocannabinoid System
Entenda o que é o Sistema Endocanabinoide (SEC), esta fascinante rede de comunicação interna em nosso corpo...