Estudos indicam como a Cannabis pode ajudar!
Dia 25 de Setembro se comemora o Dia Mundial do Pulmão, e vamos apresentar alguns benefícios da Cannabis para o sistema respiratório.
– Estima-se que 200 milhões de pessoas tenham DPOC, das quais cerca de 3,2 milhões morrem a cada ano, tornando-se a terceira principal causa de morte em todo o mundo;
– A asma é uma das doenças não transmissíveis mais comuns em todo o mundo, afetando 262 milhões de pessoas;
– Câncer de Pulmão: 1,76 milhão de pessoas morrem por ano devido ao câncer de pulmão.
– Em crianças menores de 5 anos, a pneumonia é a principal causa isolada de morte fora do período neonatal;
– As mortes por tuberculose aumentaram pela primeira vez em mais de uma década devido à pandemia de COVID.
Além disso, o Dia Mundial do Pulmão trás um grande combate contra o tabagismo O tabagismo causa 8 milhões de mortes todos os anos e representa uma das principais causas de doenças pulmonares.
Existem diversas linhas de tratamento, mas na sua grande maioria, tudo químicos, ao contrário dos medicamentos canabinoides, que são naturais e muito efetivos para diversas comorbidades, incluindo diversas relacionadas ao pulmão.
O Canabidiol por exemplo, pode auxiliar na luta contra o tabagismo, um artigo de janeiro de 2023 na revista Chemical Research in Toxicology afirma que o CBD é capaz de inibir uma enzima muito importante que atua no processamento da nicotina no corpo, e que dessa forma ele diminui o desejo por fumar, reduzindo o consumo dos pacientes.
Este e outros canabinoides podem ajudar até mesmo em algumas dessas patologias ligadas ao pulmão. Um estudo realizado nos Estados Unidos chamado “Efeitos dos canabinoides na ventilação e na falta de ar: um estudo piloto de eficácia e segurança“ (tradução), onde cinco indivíduos saudáveis e quatro indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) participaram de um teste duplo-cego, onde os indivíduos receberam extrato de Cannabis, com maior concentração de THC, sublingual ou placebo. Como resultado, os indivíduos com DPOC afirmaram falta de ar com menos frequência em comparação com o placebo.
Outra pesquisa realizada em Israel em 2020, buscou constatar os efeitos dos endocanabinoides em pacientes com Asma. Os cientistas mostraram que a Cannabis tem efeito broncodilatador nas vias aéreas e pode ter efeito anti-inflamatório em pacientes asmáticos.
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
“Cuide de seus pulmões”: 25/9 – Dia Mundial do Pulmão
Dia do Pulmão: como cuidar da sua saúde respiratória
Jarjou'i A, Izbicki G. Medical Cannabis in Asthmatic Patients. Isr Med Assoc J. 2020 Apr;22(4):232-235. PMID: 32286026.
Pickering EE, Semple SJ, Nazir MS, Murphy K, Snow TM, Cummin AR, Moosavi SH, Guz A, Holdcroft A. Cannabinoid effects on ventilation and breathlessness: a pilot study of efficacy and safety. Chron Respir Dis. 2011;8(2):109-18. doi: 10.1177/1479972310391283.
Enquanto o álcool é responsável por 2,8 milhões de mortes por ano no mundo, sendo 100 mil delas só no Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso da Cannabis...