Hoje, 16 de novembro é o Dia do Não Fumar, uma data importante para a conscientização dos males do tabagismo. Entenda como a canabidiol pode ajudar a sair deste vício.
Em 1989, alarmantes 34,8% da população adulta no Brasil era fumante, conforme revelado pela Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição (PNSN). Contudo, medidas assertivas implementadas a partir de 2003 resultaram em uma significativa diminuição, refletida na Pesquisa Mundial de Saúde (PMS), que indicou uma taxa de 22,4%. Em 2008, a Pesquisa Especial sobre Tabagismo (PETab) revelou uma nova queda, atingindo 18,5%.
Os esforços contínuos e políticas preventivas culminaram em números ainda mais promissores em 2019, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), que apontou um percentual de adultos fumantes de apenas 12,6%.
No Dia do Não Fumar, é imperativo refletir sobre esses progressos e renovar o compromisso com a promoção de estilos de vida saudáveis. Celebrar essa data não apenas reconhece as conquistas passadas, mas também inspira a sociedade a continuar trabalhando unida na construção de um futuro livre do tabagismo, visando a melhoria da qualidade de vida para todos.
Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.
Cannabis & Tabagismo
Um estudo publicado em janeiro de 2023 na revista Chemical Research in Toxicology, chamado “Inibição do metabolismo da nicotina pelo canabidiol (CBD) e 7-hidroxicanabidiol (7-OH-CBD)”, realizado pela Washington State University (WSU), mostrou que a administração de CBD demonstrou reduzir a vontade de fumar em pacientes.
Os pesquisadores analisaram os efeitos desse composto no metabolismo da nicotina, o principal componente viciante do tabaco, e observaram resultados promissores mesmo com doses baixas de CBD. O Canabidiol tem propriedades de diminuição do estresse e da ansiedade, desta forma, o composto pode diminuir bastante a dificuldade do processo de se livrar do cigarro.
Além disso, o estudo destacou que o canabidiol é capaz de inibir uma enzima crucial no processamento da nicotina no corpo, resultando na diminuição do desejo de fumar e na redução do consumo por parte dos pacientes.
-
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.