Hoje, dia 23/11/2022, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, campanha muito importante para alertar a população sobre a patologia. Em homenagem a data vamos esclarecer algumas questões da doença e explicar como a cannabis pode ajudar no tratamento.
Câncer infantil
Enquanto que nos adultos o estilo de vida influencia diretamente para o surgimento da doença. O câncer infantil está relacionado às condições genéticas, nestes casos os hábitos do paciente não influenciam na manifestação do tumor.
Normalmente quando os pacientes são crianças e adolescentes, os tumores são mais agressivos e se desenvolvem mais rápido. Apesar disso, se diagnosticado precocemente as chances de cura são de aproximadamente 80%.
A realidade de uma família com filho paciente não é fácil, seja pelas rotinas de tratamentos agressivos, pelos sintomas da criança ou mesmo pelo desespero causado pela doença. Tudo isso faz com que todos na família do paciente sofram em conjunto.
O documentário da Netflix de 2006, “A Lion in the House”, onde cinco famílias que possuem um filho com câncer infantil são acompanhadas em seu dia-a-dia por seis anos, retrata bem esta realidade. O documentário conta toda a luta, as dificuldades, as felicidades e o desfecho dessas histórias.
Câncer infantil e a Cannabis
Por se tratar de um câncer, a cannabis é um medicamento polivalente para todos os pacientes. Ela ajuda a conter o desenvolvimento do tumor e a aliviar muitos sintomas dos pacientes, e no caso das crianças pode chegar a cura, como é apresentado no documentário "Weed the people" (Maconha Medicinal: Cura ou Crime?), de 2018 da Netflix, vale muito a pena assistir.
O canabinoide THC (delta-9-tetrahidrocanabinol) já foi comprovado como regulador do processo de morte celular, sendo capaz de induzir a morte de células de diferentes tumores.
Outra ação poderosa da planta é no controle dos sintomas. Os compostos da cannabis apresentam diversas propriedades para alivio dos sintomas derivados do processo oncológico, como:
Estudos científicos
Um estudo, de 2022, chamado "Medical Cannabis in Pediatric Oncology: Friend or Foe?" publicado no PubMed trouxe evidências pré-clínicas de que a cannabis possuem efeitos anticancerígenos no câncer infantil.
Em uma outra pesquisa realizada com 324 pacientes, intitulada "The Effectiveness and Safety of Medical Cannabis for Treating Cancer Related Symptoms in Oncology Patients" publicada na revista científica Frontiers em 2022, foi revelado o poder da cannabis em aliviar os sintomas oncológicos.
O estudo intitulado “Perspectivas dos fornecedores de uso de maconha medicinal em crianças com câncer” publicado em 2018 na revista Pediatrics mostra que dentre os médicos especializados em oncologia pediátrica entrevistados, a grande maioria indicou favorável à prescrição da cannabis medicinal para esses pacientes.
Desse modo, vemos como a cannabis pode ser uma grande aliada tanto para os pacientes que sofrem da patologia, como para as famílias. A planta é capaz de regredir o câncer e trazer qualidade de vida para todos.
___
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento do câncer com a cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Singh K, Jamshidi N, Zomer R, Piva TJ, Mantri N. Canabinóides e Câncer de Próstata: Uma Revisão Sistemática de Estudos Animais. Revista Internacional de Ciências Moleculares . 2020; 21(17):6265. https://doi.org/10.3390/ijms21176265
Ananth, P., Ma, C., Al-Sayegh, H., Kroon, L., Klein, V., Wharton, C., ... & Wolfe, J. (2018). Provider perspectives on use of medical marijuana in children with cancer. Pediatrics, 141(1).
Malach M, Kovalchuk I, Kovalchuk O. Medical Cannabis in Pediatric Oncology: Friend or Foe? Pharmaceuticals (Basel). 2022 Mar 16;15(3):359. doi: 10.3390/ph15030359. PMID: 35337156; PMCID: PMC8954266.
Aviram, J., Lewitus, GM, Vysotski, Y., Amna, MA, Ouryvaev, A., Procaccia, S., ... & Meiri, D. (2022). A eficácia e a segurança da cannabis medicinal no tratamento de sintomas relacionados ao câncer em pacientes oncológicos. Frontiers in Pain Research , 70.
Estamos no Novembro Azul, mês de conscientização e combate ao câncer de próstata. Em vista disso, hoje vamos te esclarecer as diferentes frentes de ação da Cannabis no tratamento da patologia.