DIA DA TERRA

Hoje, no Dia Mundial da Terra, é importante destacarmos a importância da sustentabilidade para a saúde do nosso planeta. Em homenagem a data vamos te explicar como a Cannabis pode ajudar a Terra na recuperação de áreas contaminadas.

Em primeiro lugar devemos destacar a diferença entre cânhamo e Cannabis. Os dois nomes se referem à mesma espécie de planta, o que muda é apenas a concentração de alguns canabinoides entre esses cultivares. Enquanto a Cannabis se trata daquelas plantas que possui altos níveis de THC (dela-9-tetrahidrocanabinol) e outros compostos, o cânhamo se refere às aquelas plantas que possui o limite de 0,3% de THC, mas que apresenta CBD (canabidiol) e diversos outros canabinoides em sua composição.

Mas além das propriedades medicinais do cânhamo, ele também possui muitos outros usos, é muito utilizado para fins industriais, tais como:

  • Indústria têxtil
  • Fabricação de cordas
  • Tecidos
  • Biocombustível
  • Automóveis
  • Plástico
  • Objetos
  • Construção civil
  • Indústria do papel
  • E na recuperação de áreas degradadas

O cânhamo possui uma poderosa propriedade de bioacumulação, isto é, ele consegue acumular substâncias tóxicas do solo, principalmente metais pesados. Essa habilidade do cânhamo permite que ele consiga retirar os contaminantes do solo, realizando uma recuperação da área que foi contaminada.

Quer tirar as suas dúvidas com um médico prescritor?

Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.

Agende sua consulta

Assim, essa expressão se popularizou em todo o mundo até se tornar de fato um símbolo mundial da Esse processo de limpeza do solo é chamado de biorremediação, e ele é muito importante para a saúde do nosso planeta. Com o cânhamo é possível recuperar grandes áreas que foram expostas a níveis muito altos de contaminação, renovando aquela região interditada. Apesar de outras plantas também apresentarem essa habilidade, o cânhamo já se provou mais eficiente que a maioria delas, sendo capaz de acumular grandes quantidades de contaminantes mais rápidos do que as demais.

Hoje em dia temos muitos exemplos desse uso da planta, como na região de Chernobyl, onde ocorreu o acidente nuclear. Por lá, foram plantadas grandes áreas de cânhamo para reduzir a contaminação do solo e foi observado grande redução dos níveis tóxicos do solo.

O cânhamo também é muito estudado para ser utilizado no Japão, na região de Fukushima onde ocorreu outro desastre nuclear. Apesar do país ter uma rigorosa política contra a planta, muitos pesquisadores afirmam que o cânhamo com certeza iria ajudar na recuperação da área contaminada pelo desastre.

Sendo assim, vemos que as espécies Cannabis são super importantes para a renovação nosso planeta, além de proporcionar a fabricação de produtos sustentáveis, de baixo impacto, também ajuda a recuperar regiões contaminadas, ajudando a tornar áreas insalubres em áreas saudáveis novamente.

___

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a cannabis. Ele irá te explicar sobre como funciona o tratamento e oferecer todo o suporte que você precisa.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

DIA MUNDIAL DA CANNABIS MEDICINAL

Com muito orgulho celebramos na data de hoje, 15 de novembro, o Dia Mundial da Cannabis Medicinal!

Um grande salve a todos aqueles que lutaram incansavelmente para a libertação desta planta sagrada que tem um grande papel para a humanidade e para o planeta de uma forma geral...

Leia mais