Dia da prevenção da obesidade e THCV.
Hoje, em 11 de outubro, é o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade e vamos apresentar um canabinoide pouco falado, porém muito efetivo para combater esta condição.
A obesidade é uma condição de saúde crônica, progressiva e recorrente, e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma epidemia global. Mais de um bilhão de adultos em todo o mundo estão acima do peso, e desse grupo, 500 milhões são classificados como obesos.
Além disso, mais de 40 milhões de crianças com menos de cinco anos apresentam excesso de peso. No Brasil, cerca de 20% da população enfrenta a obesidade, e o excesso de peso afeta 60% dos adultos brasileiros. Essas estatísticas continuam a aumentar em todas as faixas etárias.
Existem diversos tratamentos e procedimentos para auxiliar na perda de peso, e dentre eles os canabinoides. Um bem conhecido é o CBD, que por ter propriedades ansiolíticas auxiliam no controle dos impulsos e tornam as dietas mais praticáveis aos obesos.
Mas existe um canabinoide que age na modulação do apetite e também na redução de peso, o THCV (tetrahidrocanabivarina), porém estudos apontam que quando combinado com o CBD os efeitos são reduzidos, indicando que sua melhor forma de administração é sozinho, sem outros em combinação.
O THCV é um dos muitos compostos com efeitos medicinais que encontramos na Cannabis, ele apresenta muitas propriedades terapêuticas, entre elas algumas que podem ser uma alternativa no combate da obesidade e do diabetes.
O estudo chamado "Δ9-Tetrahidrocanabivarina (THCV): um comentário sobre o potencial benefício terapêutico para o tratamento da obesidade e diabetes" (tradução), de 2020, disponível no Jornal de Pesquisas de Cannabis o THCV conseguiu diminuir o apetite, aumentar a saciedade e reduzir a concentração de glicose no sangue.
Outro estudo, publicado em 2016 no Reino Unido, “O Antagonista Neutro CB1, Tetrahidrocanabivarina, Reduz a Rede de Modo Padrão e Aumenta a Conectividade Funcional do Estado de Repouso da Rede de Controle Executivo em Voluntários Saudáveis” (tradução), conclui que O THCV (antagonista neutro de CB1) pode fornecer uma opção de tratamento terapêutico para a obesidade, onde a conectividade funcional é alterada em certas regiões do cérebro.
Em um terceiro estudo, de 2015, também no Reino Unido, denominado “Efeitos neurais do antagonista neutro do canabinóide CB1, tetrahidrocanabivarina, na recompensa e aversão alimentar em voluntários saudáveis” (tradução), indica que o THCV (um antagonista do CB1) aumenta a resposta neural a estímulos recompensadores e aversivos em várias partes do cérebro com potencial relevância para o comportamento alimentar.
Fica evidente então os benefícios da terapia canabinoide para o combate contra a obesidade e às patologias associadas, sendo um tratamento eficaz e com mínimos efeitos adversos. Um excelente opção para quem deseja perder peso de forma saudável e efetiva.
____
Agende uma consulta com nosso médico responsável e entenda mais como a cannabis pode ajudar pacientes obesos, tratando seus sintomas e levando maior qualidade de vida.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Referências:
Abioye, A., Ayodele, O., Marinkovic, A. et al. Δ9-Tetrahydrocannabivarin (THCV): a commentary on potential therapeutic benefit for the management of obesity and diabetes. J Cannabis Res 2, 6 (2020).
Cavalheiro, E. K. F. F., Costa, A. B., Salla, D. H., Silva, M. R. D., Mendes, T. F., Silva, L. E. D., ... & Rezin, G. T. (2022). Cannabis sativa as a treatment for obesity: From anti-inflammatory indirect support to a promising metabolic re-establishment target. Cannabis and Cannabinoid Research, 7(2), 135-151.
Rzepa E, Tudge L, McCabe C. The CB1 Neutral Antagonist Tetrahydrocannabivarin Reduces Default Mode Network and Increases Executive Control Network Resting State Functional Connectivity in Healthy Volunteers. Int J Neuropsychopharmacol. 2015 Sep 10;19(2):pyv092. doi: 10.1093/ijnp/pyv092. Erratum in: Int J Neuropsychopharmacol. 2016 Apr 27;: PMID: 26362774; PMCID: PMC4772823.
Tudge L, Williams C, Cowen PJ, McCabe C. Neural effects of cannabinoid CB1 neutral antagonist tetrahydrocannabivarin on food reward and aversion in healthy volunteers. Int J Neuropsychopharmacol. 2014 Dec 25;18(6):pyu094. doi: 10.1093/ijnp/pyu094. PMID: 25542687; PMCID: PMC4438540.