Hoje, dia 15/11, é celebrado o Dia Nacional da Cannabis Medicinal, data que comemorarmos todos os benefícios dessa santa planta, é o dia da luta por mais conhecimento e menos preconceito.
Em 1994, essa história teve início, quando a Federação de Cientistas Americanos fez um apelo ao governo dos EUA para intensificar a pesquisa sobre o uso medicinal da cannabis. Desde então, o dia 15 de novembro foi oficialmente proclamado como uma data dedicada à conscientização sobre os benefícios medicinais da cannabis, marcada por diversas manifestações em cidades do Canadá e dos EUA.
É fato que a popularidade da Cannabis medicinal só cresce, ela já vem sendo tratamento alternativo para diversas condições de saúde. Uma matéria deste ano publicada no G1 revela que a importação de produtos à base de cannabis aumentou 93% no Brasil nos últimos 12 meses, de acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os medicamentos à base de Cannabis foram liberados para importação no Brasil em 2015. No primeiro ano, foram 850 autorizações, em 2023, somente em junho deste ano, foram mais de 13,5 mil pedidos atendidos para pacientes que buscavam importar os produtos.
Vários países da América do Sul já adotaram medidas parecidas em relação ao uso medicinal, como por exemplo Argentina, Chile, Colômbia, e Peru. Muitos países também avançaram ainda mais nesta luta, legalizando o uso da planta, como por exemplo o EUA, Canadá e Uruguai, que foi pioneiro na legalização em 2013. Outros avançam na mesma direção caso de México, Colômbia, Luxemburgo, Nova Zelândia, Suíça e Países Baixos.
A Cannabis é considerada muito relevante no tratamento de uma série de condições, como por exemplo a epilepsia, ansiedade, dores crônicas, insônia, autismo, doenças neurodegenerativas e etc… Este Dia Mundial da Cannabis Medicinal é uma oportunidade para celebrar os avanços e continuar promovendo a compreensão e aceitação dessa planta terapêutica, e nos inspira a continuar promovendo um diálogo aberto, educativo e inclusivo sobre o papel dessa planta na medicina moderna.
Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.
Ao fazê-lo, podemos contribuir para um futuro em que a Cannabis seja reconhecida, acessível e integrada de forma mais ampla no campo da saúde, proporcionando alívio e qualidade de vida para aqueles que necessitam, e não apenas para aqueles que tem condições de pagar.
Desejarmos acesso a todos! Cannabis no quintal e no SUS!
Que Assim Seja!!
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Referências:
Cannabis medicinal: importação de produtos cresce 93% em 12 meses, apontam dados da Anvisa
Sidarta Ribeiro é neurocientista, biólogo, mestre em biofísica, pós-doutor em neurofisiologia, professor, vice-diretor do Instituto do Cérebro ...